Colunas 30 outubro, 2023
por Redação PerifaCon

De Batman a Moana, OSESP celebrou os heróis e heroínas com concerto especial na Sala São Paulo

Durante uma hora e meia de espetáculo, a OSESP apresentou versões sinfônicas de trilhas memoráveis dos filmes e séries de heróis

 

Texto por: Cleberson Santos

As luzes da sala se apagam e uma trilha bem familiar aos ouvidos nerds começa a ser executada, indicando que muitas emoções virão a seguir. Você pode ter pensado na trilha da Marvel Studios, e não estará errado, mas a sala definitivamente não é uma de cinema.

Estamos falando da Sala São Paulo, a mais importante sala de concertos da América Latina e casa da OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo). No último fim de semana de outubro, este espaço importantíssimo recebeu a terceira edição do concerto “Sinfonia de Cinema”, que teve como tema “Heróis e Heroínas”.

Durante uma hora e meia de espetáculo, a OSESP apresentou versões sinfônicas de trilhas memoráveis dos filmes e séries de heróis, em uma apresentação que, além da música, foi repleta de easter eggs, que emocionaram ao público.

Ao tocar a trilha de Batman, inúmeros aviõezinhos de papel em formato de morcegos sobrevoaram por cima da plateia. Em outro momento, desta vez dedicado ao vilão Coringa com o som da icônica cena do banheiro do filme homônimo de 2019, vários cosplayers do palhaço passearam e interagiram com o público.

Houve até uma menção ao mais legítimo herói latino-americano, o Chapolin Colorado.

O programa apresentado pela OSESP foi além das trilhas dos personagens da DC Comics e da Marvel. Heróis dos tokusatsus japoneses tiveram o seu momento, relembrando músicas dos pioneiros National Kid e Ultraman, até chegar aos famosos Power Rangers.

Nos blocos dedicados às heroínas, a orquestra também não ficou apenas em personagens como Mulher Maravilha ou Capitã Marvel. O concerto lembrou de personagens marcantes como as Meninas Superpoderosas, Mulan, Moana, além do emocionante momento do hit Let It Go, de Frozen. Quem disse que a Elza não é uma heroína também? 

Tudo isso foi apresentado pela ex-vj da MTV Brasil Marina Person e pelo maestro Wagner Polistchuk, que estava devidamente vestido de Doutor Estranho durante o espetáculo.

Esta edição do Sinfonia de Cinema entrou na programação da OSESP somente neste fim de semana, mas ao fim do espetáculo, o público recebeu o “spoiler” de que em abril de 2024 a orquestra apresentará um novo concerto deste projeto, desta vez dedicado às trilhas de animes. Este coração otaku está ansioso por este momento desde já.