Banner 19 dezembro, 2022
por Thaís Hern

Lista de documentários brasileiros para assistir

Uma lista com alguns dos melhores  documentários nacionais O cinema brasileiro produz obras impactantes e originais em diversos gêneros, do drama ao terror. Mas são as comédias que enchem as nossas salas de cinema, o que faz boa parte do público involuntariamente ignorar os múltiplos talentos dos nossos realizadores, inclusive num dos mais complicados gêneros, […]

 

Uma lista com alguns dos melhores  documentários nacionais

O cinema brasileiro produz obras impactantes e originais em diversos gêneros, do drama ao terror. Mas são as comédias que enchem as nossas salas de cinema, o que faz boa parte do público involuntariamente ignorar os múltiplos talentos dos nossos realizadores, inclusive num dos mais complicados gêneros, o documentário.

A história conta que o primeiro registro cinematográfico realizado no Brasil foi feito dos irmãos italianos Paschoal e Affonso Segreto, que em 1898, gravaram imagens documentais da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro. Uma amostra histórica da principal função desse gênero é mostrar um olhar da realidade de forma muitas vezes jornalística. 

Se você ainda não foi convencido que documentário é bom demais, segue uma lista pra te conquistar de vez!

Simonal – Ninguém Sabe o Duro que Dei (filme – 2009, Direção:  Cláudio Manoel, Micael Langer, Calvito Leal, no Globo Play)

A história do músico Wilson Simonal é um das maiores injustiças desse país, onde de ex-cabo do exército, ele se torna um dos cantores de maior sucesso do país para cair no ostracismo após ser apontado como informante do exército durante a ditadura. É triste, é emocionante, é importante que todos assistam.

Pitanga (filme – 201, Direção:  Beto Brant, Camila Pitanga, no Globo Play)

Talvez, assim como eu, a sua expectativa sobre essa produção é apenas encontrar relatos da incrível carreira do ator Antonio Pitanga, mas ele é bem mais do que isso. É um relato sensível e emocionante da própria história do cinema brasileiro e consequentemente da presença negra.

O Roteirista (filme –  2011, Direção: Lucas Paraizo, no Youtube)

Se você é amante da sétima arte ou até mesmo profissional da área criativa, este é o documentário que você precisa assistir para entender que mesmo com as diversas regras e conceitos cinematográficos, cada criador seguirá seu próprio caminho, encontrará seus próprios conflitos e conseguirá resolvê-los à sua própria maneira. Como roteirista eu digo, ele foi meu alívio.

O documentário reúne 32 renomados roteiristas do cinema nacional contemporâneo em conversas sobre seus processos criativos.

Caso Evandro (série – 2021, Direção:  Michelle Chevrand, Aly Muritiba, no Globo play)

Para os fãs de true crime esse aqui é um prato cheio com investigação criminal, reviravoltas, escândalos políticos e muita emoção (pelo menos para quem é sensível como eu).  O podcast que deu origem ao documentário teve um impacto tão grande que moveu atualizações sobre a investigação e julgamento dos acusados. Um daqueles exemplos em que a arte interfere diretamente na nossa vida.