Colunas: Cultura 4 agosto, 2023
por Redação PerifaCon

PERIFACON 2023: Como o podcast está dando voz às pessoas da quebrada

Quantas vezes você já ligou a televisão e se deparou com um personagem da periferia extremamente estereotipado? Aposto que “muitas” foi a sua resposta

 

Texto por: Mychelle Santos

A terceira edição da Perifacon contou com um bate papo entre os podcasters Verônica Oliveira (Papo que Rende), Leticia Marques (Tem Alguém em Casa?), Marcos Vellasco (Quebradacast) e Kaio Leal (Quebradev). A conversa focou na importância das pessoas de origem periférica conseguirem falar e serem ouvidas, nas palavras de Kaio Leal: “O poder de contar sua história sem outras pessoas contarem por você”.

Verô Oliveira foi a responsável por guiar o bate papo, com sua alegria, humildade e gentileza conseguiu realizar a tarefa com maestria. Ao falar sobre seu podcast contou que começou como faxineira, todos os que estavam presentes levaram para casa uma lição muito importante: “Todos os trabalhos são importantes!”.

Com um sorriso no rosto, Verô contou que seu podcast tem o objetivo de mostrar o poder transformador de amar o seu trabalho.

Após a mediadora, Leticia Marques foi a primeira a falar, iniciou o seu depoimento contando que gostaria de resgatar as histórias de sua família e um podcast lhe pareceu uma boa opção. Através do “Tem Alguém Em Casa?” Leticia consegue transmitir suas ideias e reflexões  em um ambiente familiar, aconchegante e, às vezes, com alguém gritando no fundo. Nem preciso falar que o público adora, né?

Kaio Leal tomou a palavra e explicou sobre o “Quebradev”, seu podcast voltado à tecnologia que passa informação e conhecimento de uma forma descontraída e única, segundo ele é “Um podcast de origem periférica e com destino voltado à origem”.

Marcos Vellasco veio mostrar que também é gente como a gente, compartilhou com os convidados que o primeiro episódio de seu podcast foi um tanto diferente, a história se resume à cinco caras em torno de um celular e uma panela de pressão ao fundo cozinhando carne, para a infelicidade de Vellasco a panela fez barulho durante todo o episódio, após arrancar boas risadas o podcaster finaliza com uma boa dica: “O importante é começar, independente do material”.

“É importante ouvir nossas próprias vozes em assuntos que nós gostamos” – Marcos Vellasco

O bate-papo nomeado “Podcast de Quebrada” foi rápido, divertido e motivador, durante a conversa todos os podcasters falaram sobre a importância de contar a sua própria história, sobre ter um ambiente agradável para compartilhar as suas experiências, ser referência paras as pessoas que ainda não começaram, e sobre a notoriedade que é alcançada ao longo do tempo, eles explicaram que é preciso utilizá-la com consciência, nunca se esquecendo de suas origens.