Notícias 5 outubro, 2022
por Redação PerifaCon

Will Smith: Membros da Academia dizem que não votariam no ator para o Oscar

Maioria dos membros votantes da Academia são contra a indicação de Will Smith pelo filme Emancipation Na última segunda-feira (03/10), foi anunciado pela Apple TV+ que Will Smith protagonizará seu novo longa Emancipation, que chegará à plataforma de streaming no dia 09 de dezembro de 2022. O longa dirigido por Antoine Fuqua contará a história […]

 

Maioria dos membros votantes da Academia são contra a indicação de Will Smith pelo filme Emancipation

Na última segunda-feira (03/10), foi anunciado pela Apple TV+ que Will Smith protagonizará seu novo longa Emancipation, que chegará à plataforma de streaming no dia 09 de dezembro de 2022. O longa dirigido por Antoine Fuqua contará a história de um homem escravizado que luta por sua liberdade.

O anúncio do filme gerou bastante repercussão nas redes, baseado no fato de que Will Smith venceu o Oscar de Melhor Ator em 2022 por seu papel em King Richard: Criando Campeãs e se envolveu em uma polêmica durante a cerimônia (reagindo com um tapa a uma piada do apresentador Chris Rock com sua esposa Jada Pinkett Smith, que resultou em sua proibição de comparecer às cerimônias da premiação pelos próximos dez anos.

O Hollywood Reporter entrou em contato com dúzias de membros votantes da Academia para consultar se eles estariam dispostos a assistir Emancipation (o que a grande maioria declarou que fará) ou votar para Will na categoria de Melhor Ator (o que, nesse caso, foi uma questão na qual os membros ficaram um pouco mais divididos).

Aqui estão algumas de suas respostas:

Votante da categoria de Ator: Eu acredito que mais tempo deveria passar antes que Will Smith fosse considerado para qualquer prêmio. Estou surpreso que Emancipation será lançado, mas suponho que seja tanto por motivos financeiros quanto por expectativas de ganhar algum prêmio. Por mais que ele esteja maravilhoso no filme, será difícil assistir sem continuamente pensar no tapa. Será muito difícil julgar sua performance por mérito, e por extensão, o filme todo se prejudica.

Votante da categoria de Ator: Eu não tenho reação para o filme ser lançado – francamente, estou cansado do tema de escravidão por enquanto. Mas sim, eu consideraria votar por ele no caso dele estar ótimo em algo.

Votante da categoria de Ator: O mundo não consegue desver o tapa e esse é um fardo pesado para Sr. Smith, sua família e a Academia carregarem. Eu acredito que a resolução mais importante e valiosa é a escolha individual. Escolhas têm sido sequestradas e tiradas de nós todos os dias (votações; a escolha das mulheres, etc). Minha esperança é que nós nunca fiquemos para trás diante de decisões autocráticas que aprisionam a criatividade com decretos a respeito de quem pode trabalhar e quem não pode.

Votante da categoria de Diretorr: Will Smith deveria ter sido convidado a participar de um programa de gerenciamento de raiva coordenado pela Academia antes de ter permissão para voltar a ser premiado. A Apple, claro, pode fazer o que quiser, mas a Academia não deveria se sentir coagida a entrar no circo que cercará esse projeto.

Votante da categoria de Diretor: Sem chance de eu votar nele. Entretanto, eu apoio o lançamento de Emancipation. Precisamos de bons filmes sendo lançados, o que eu presumo e espero que ele seja. A decisão de lançar é bem previsível, se tratando de Smith, e demonstra a mesma arrogância que o fez dançar após o Oscar.

Votante da categoria de Diretor: Centenas de pessoas trabalharam nesse filme e elas não devem ser penalizadas. Com o filme sendo um competidor, se for bem recebido, bem feito e merecedor, deve lhe ser permitido uma chance e deixar os votantes decidirem. Sobre Will? Não sei. Ele faz algo terrível. Ele pediu desculpas. Temos que deixar as pessoas crescerem, aprenderem e se repararem.

Votante da categoria de Roteirista: Eu sou apenas um roteirista e produtor mas se o filme de Smith for criativamente valioso superior a maioria dos outros filmes da competição, eu o indicaria. Eu sei o quão difícil é fazer qualquer filme (bom ou ruim), e eu não penalizaria ninguém que trabalhou no filme por conta da humilhação pública de Smith na cerimônia. O resto da equipe e do elenco provavelmente trabalharam duro na produção do longa.

Votante da categoria de Roteirista: Centenas de talentos trabalharam em Emancipation. Por que eles deveriam ser punidos por ações de Will Smith? Então, pelo bem deles, estou feliz que a Apple irá lançar o filme. Eu não estou na categoria de atores, mas espero que eles não indiquem Will Smith. Eu não quero que esse drama ofusque a apresentação e os indicados desse ano. E se ele for indicado, não votarei nele, e não ligo o quão boa for a sua performance.

No geral, é quase que unânime entre os membros votantes da Academia que o filme deve ser lançado e apto para competir em diversas categorias da cerimônia, enquanto Will Smith deva seguir sendo boicotado (independente de estar ou não indicado ou de apresentar ou não uma performance boa).