por Redação PerifaCon
Tectoy lança computador portátil Zeenix e anuncia entrada nos E-sports
Com lançamento do portátil e parceria com estúdios nacionais, a empresa retorna ao mercado dos jogos
Texto por: Pierre Augusto
A Tectoy anunciou neste sábado (22/06) a volta ao mundo dos jogos, com o lançamento do Zeenix, um novo computador portátil, além de periféricos como mouse e teclados. Decidida a entrar para valer no mercado de games, foi apresentado o time de e-Sports “Tectoy Cripz” e a parceria com estúdios e faculdades para o desenvolvimento de jogos nacionais.
O portátil contará com um sistema criado pela própria empresa e Windows 11 já instalado, possibilitando a utilização de quaisquer programas que rodem em um computador. A princípio, o Zeenix estará disponível nas versões Lite e Pro, que poderão ser testadas pelo público no estande da Tectoy na Gamescom Latam, que acontecerá entre os dias 26 e 30 de junho.
Especificações abaixo:
Zeenix Lite
Processador: AMD Athlon 3050e
Armazenamento: SSD 256 GB
Memória RAM: 8 GB
Tela: 6 polegadas, 1080p com atualização de 60 Hz
Conectividade: Wi-Fi 5, Bluetooth 4.2, porta USB tipo C
Com o processador mais modesto e menos espaço de armazenamento, esta versão terá foco em jogos independentes ou mais antigos.
Zeenix Pro
Processador: AMD Ryzen 7 6800U
Armazenamento: SSD 512 GB
Memória RAM: 16 GB
Tela: 6 polegadas, 1080p com atualização de 60 Hz
Conectividade: Wi-Fi 6, Bluetooth 5.2, porta USB 4.0
A versão mais cara do portátil terá a capacidade de rodar perfeitamente jogos como GTA V, God of War e Cyberpunk 2077. Apesar do anúncio das duas versões, nenhuma data de lançamento ou valor foram revelados.
Também foram anunciados dois jogos nacionais que já rodam em ambos os portáteis: “Damned 2”, produzido pela 9heads Game Studios, é um jogo de terror similar ao clássico “Amnesia: The Dark Descent”, e “Master Lemon”, um game em pixel art no qual o protagonista deve salvar uma terra distante de uma praga que consome memórias e ameaça a história do mundo e das línguas.
Impacto no setor nacional
O Brasil está entre os 10 países que mais consomem jogos, de acordo com uma pesquisa da Newzoo realizada em 2023. O consumo gerado reflete em uma receita de 12,66 bilhões de reais ao ano. Ficou claro durante a transmissão do Showcase que a nova divisão Tectoy Game Studios buscará criar um marco na indústria nacional, aumentando ainda mais a taxa de consumidores e estúdios brasileiros no setor dos jogos.
Impulsionando essa visão, o projeto Academia Tectoy também foi criado para incentivar faculdades e universidades a capacitar futuros desenvolvedores. A parceria também foi estendida aos e-Sports, com a unificação do “Amazon Cripz”, que agora será “Tectoy Cripz”.