por Raphael Guimarães
Qual seu irmão do meio favorito da cultura pop?
Reunimos 06 “filhos do meio” de filmes e séries que com certeza marcaram sua infância. O dia do irmão é somente no dia 05 de setembro (tá chegando e com certeza vamos celebrar por aqui também) mas a comemoração de hoje é um pouco mais específica – e tenho certeza que você não sabia dela. […]
Reunimos 06 “filhos do meio” de filmes e séries que com certeza marcaram sua infância.
O dia do irmão é somente no dia 05 de setembro (tá chegando e com certeza vamos celebrar por aqui também) mas a comemoração de hoje é um pouco mais específica – e tenho certeza que você não sabia dela. No dia 12 de agosto, celebramos o Dia do Filho do Meio, ou o Dia do Irmão Meio. Chame como quiser, é o dia para lembrarmos daqueles que nasceram depois do primogênito e antes do caçula.
Na cultura pop temos vários arquétipos que se baseiam em laços familiares, como o irmão mais velho, a madrasta, o avô, e o irmão do meio não pode ficar de fora dessa. Pensando nisso, montamos uma lista para honrarmos aqui os irmãos do meio mais icônicos da ficção.
Carlton Banks (Um Maluco No Pedaço)
Muita gente acha que o Carlton é o mais velho, mas pensa bem: você se lembra dele e do Will indo pro colégio de Bel-Air, mas não lembra da Hilary. Irmão mais novo de Hilary e mais velho de Ashley, Carlton é um dos personagens mais engraçados da série protagonizada por Will Smith, e muito disso se deve à atuação hilária de Alfonso Ribeiro. Uma das coisas mais legais da série é acompanhar como Carlton vai deixando de ser um simples mauricinho mimado e cheio de frescuras para ir aprendendo aos poucos a como curtir a vida e ser até mais descolado como seu primo. Quem nunca dançou igual o Carlton, só pra fazer a galera rir?
Claire Kyle (Eu, A Patroa e as Crianças)
Essa aqui é tão emblemática que foi interpretada por duas atrizes diferentes: Jazz Raycole e Jennifer Nicole Freeman. Mais nova que Júnior e mais velha que Kady, Claire protagoniza muitos episódios hilário de Eu, A Patroa e as Crianças, na sua fase mais jovem apresentando questões como “ir escondida para uma festa” ou “ir para o motel com o namorado”, mas também servindo como uma excelente irmã quando Júnior e Kady precisam de apoio, seja lá no que for. Isso sem contar que as quedas de Claire descendo a escada são algo que a gente não consegue esquecer tão facilmente.
Drew Rock (Todo Mundo Odeia O Chris)
Na vida real, Chris Rock tem sete irmãos. Porém, na série que narra as aventuras de sua adolescência, decidiu acrescentar somente dois de seus irmãos mais novos: a caçula Tonya (baseada no comediante Tony Rock) e o irmão do meio Drew, interpretado na série por Tequan Richmond. Drew é o tipo de irmão do meio que desafia os clichês de irmão do meio, pois tudo no personagem indicaria que ele é o mais velho. É o mais alto, o melhor nos esportes, o que se dá melhor com as garotas e, ás vezes, até parece que é o favorito dos pais. A piada constante de que Drew sempre se dá bem enquanto Chris sempre se dá mal ficou eternizada na frase clássica do personagem “Cara, ainda bem que eu não sou você.”
Simon (Alvin e os Esquilos)
E falando em irmãos do meio que parecem ser irmãos mais velhos, temos aqui o Simon. Okay, ele não é uma pessoa mas nunca prometemos que essa seria uma lista só de humanos! Irmão mais novo de Alvin e mais velho de Theodore, Simon ocupa o espaço de “nerd da família”, sendo o mais inteligente dos três (e talvez até mais que o próprio Dave, pai adotivo dos esquilinhos). Com seus óculos redondos e seu moletom azul, Simon consegue ser tão fofo quanto Theodore e tão carismático quanto Alvin, conquistando um espaço de todos que cresceram assistindo Alvin e os Esquilos.
Lisa Simpson (Os Simpsons)
Talvez realmente seja um padrão na cultura pop que o irmão do meio seja quem represente o maior nível de QI em uma família, afinal de contas os papais Homer e Marge Simpson devem ter muito orgulho da mente brilhante de sua filha Lisa. Vindo depois de Bart e antes de Meg, Lisa é a protagonista de muitos episódios de Simpsons, sempre trazendo momentos muito divertidos e abordando temas importantes que a série faz questão de colocar como pauta: como o vegetarianismo, a defesa do meio ambiente, a luta pelos direitos das mulheres e até mesmo o seu amor por leitura, ciência, política e, claro, tocar seu saxofone.
Flecha Pêra (Os Incríveis)
E para encerrar, que tal um super-herói? O carisma de Flecha Pêra (o Flecha, dos Incríveis) é uma das coisas mais divertidas e marcantes nos dois filmes da franquia, sendo um dos personagens mais legais da Pixar (e um dos mais poderosos também). O segundo filho de Helena e Roberto (entre a mais velha Violeta e o bebêzinho Zezé), Flecha possui supervelocidade, um poder que lhe permite correr de vilões malignos e avançar contra robôs gigantes mas que também abre possibilidades um pouco menos responsáveis que isso: como colocar tachinhas na cadeira de um professor chato da escola.
E aí, com certeza você pensou em mais algum irmão do meio da cultura pop que ficou de fora da nossa seleção, né? Diz aí nos comentários!