Banner 11 agosto, 2024
por Redação PerifaCon

Perifacon 2024 – Painel Cartoon Network e Copa Studio apresentam: 10 anos de Irmão do Jorel

A Perifacon realizou no último dia 28 de julho um painel super especial comemorando os 10 Anos de Irmão do Jorel.

 

Texto por Gabriel Henrique dos Santos. Fotos por Bethania Alves
O painel foi apresentado por Zé Brandão, sócio e diretor criativo do Copa Studio,  com a presença do autor e diretor Juliano Enrico, o produtor e supervisor criativo Frederico Nicolai, a dubladora Melissa Garcia, o diretor de arte Allan Matias e a assistente de direção Emily Hozokawa.

“A história de um menino de cabelos enrolados, de uma excêntrica família de acumuladores, que tem um irmão tão popular que ninguém chama esse menino pelo próprio nome, todo mundo só chama ele… de Irmão do Jorel.”

A série, que estreou em 2014 e atualmente conta com 4 temporadas ( 5ª vindo aí), é favorita de muita gente e já foi indicada à premiação internacional do Emmy Kids, e foi ganhadora na categoria de série brasileira – animação do Prêmio Grande Otelo de Cinema Brasileiro em 2019. 

O painel começou com Juliano reagindo a cosplays, tatuagens e outras demonstrações de carinho dos fãs pelo desenho. Tivemos então uma apresentação com as fotos de família que deram origem a série.

Integrantes do painel conversando / Foto: Bethania Alves

Segundo Juliano, tudo começou com os registros que a mãe tirava aos montes. Ela gostava de tirar fotos analógicas e eles acumulavam tudo em casa.  “Essas caixas onde guardei as fotos,  se tornaram grandes memórias que com o tempo foram se tornando fontes das ideias para as histórias..”

Frederico Nicolai, o “Nico”, conta que para a animação ter estreado em 2014, os primeiros rascunhos do que viria a ser “Irmão do Jorel” foram em tirinhas lá no início dos anos 2000. A produção da série em si só começou em 2009 no Copa Studio, quando acharam a voz do personagem principal com o dublador Andrei Duarte e conheceram a dubladora Mel Garcia, que faz a voz da vovó Juju e da Lara.

Mel falou um pouco sobre o processo de achar as vozes das personagens, com inspirações desde o Barbosa da antiga TV Pirata até um “bem” para terminar as frases pego direto da mãe,  tudo usado para criar os jeitos da vovó Juju. Ela conta que o processo das gravações é com todos os dubladores juntos no estúdio, para um ficar “provocando” o outro, respondendo aos estímulos do outro. 

Representando o pessoal que trabalha na produção do desenho,  Allan e Emily contam que é todo mundo trabalhando junto para que as melhores ideias apareçam. A série começou com as fotos da mãe do Juliano, mas foi absorvendo coisas de todos que trabalharam nela. “Copa Studio aceita as pessoas no trabalho para além da competência técnica”, conta Allan, “respeita o processo criativo”.

Zé Brandão apresentando / Foto: Bethania Alves

Tivemos também alguns spoilers na Perifacon, com exibição de cenas exclusivas dos episódios da nova temporada( ainda sem data de estreia):

Shortners Show

Foi exibido um teaser de um episódio especial que homenageia os 10 anos da série feito todo com manipulação de bonecos de balcão,  como o Júlio do Cocoricó . Uma celebração reunindo os melhores momentos de todas as temporadas. Ele vai ser exibido antes do início da nova temporada.

Menino Sereio

“E se o irmão do jorel fosse mordido por um peixe e virasse um menino sereio?”A ideia surgiu com uma sugestão da sobrinha do Juliano e acabou virando um roteiro.

Jurassic Pet

A ideia partiu de colocar uma típica feira de rua brasileira pro mundão. Foi exibido os ‘concepts arts’, desenhos iniciais da construção do cenário que seria a feira. E eles falaram um pouquinho de como é trabalhar no storyboards, escolher as cores, ter que abdicar de cenários e decidir o que iria pro episódio.

Sonâmbulo Maneiro

Inspirado nos bailes charme de Madureira, o episódio foca no dilema de Marcinho não se sentir preparado para assumir o posto do irmão de DJ do baile. O diretor de arte Allan Martins contribuiu bastante com referências de sua vida no Rio e coisas que curte, como animes. O episódio conta com uma série de ilustrações especiais,mudanças no estilo de animação com o flipbook do Marcinho e duas músicas que passam a sensação do que é o baile charme.