Banner 31 março, 2022
por Rodrigo Bastos

Mondolís e a história de um jovem que busca seu próprio caminho

Monge Han lança seu quadrinho dublado, em vídeo, e você não pode ficar sem conhecer Mondolís. “Eu pediria pra quem tá lendo ou ouvindo essa história, que desse uma chance pra Mondolís. Que lesse pelo menos dois capítulos, quem sabe você se interessa pelos personagens e vê que uma história, mesmo sendo brasileira, pode ser […]

 

Monge Han lança seu quadrinho dublado, em vídeo, e você não pode ficar sem conhecer Mondolís.

Eu pediria pra quem tá lendo ou ouvindo essa história, que desse uma chance pra Mondolís. Que lesse pelo menos dois capítulos, quem sabe você se interessa pelos personagens e vê que uma história, mesmo sendo brasileira, pode ser um bom quadrinho(…) todo mundo faz uma história pra ser lida(…) e eu sei que o público de Mondolís tá em algum lugar, eles só precisam achar.”

Há um pouco mais de um ano, Eric Han, ou Monge Han, como é conhecido nas suas redes sociais, começou a publicar para o mundo um dos seus sonhos mais antigos, dar vida ao universo fantástico que ele criou ao longo de sua vida. Com formação em design gráfico, o ilustrador nascido em Manaus, mas que cresceu em diversos lugares do Brasil teve oportunidade com o programa Ciência sem Fronteiras de ir estudar artes na Holanda, fato que o fez perceber que queria viver de produzir sua própria arte. Desde seus quadrinhos autobiográficos até campanhas para marcas bem conhecidas, como o trabalho pra Luisa Sonza. Monge construiu um portifólio e um reconhecimento da área, ao longo de 7 anos desde sua primeira publicação informal de quadrinhos, que o permitiu chegar ao ponto de conseguir, de maneira totalmente independente, publicar seu trabalho mais antigo, Mondolís.

Em um universo fantástico cheio de criaturas mágicas, espadachins lendários, magias poderosas, monstros, a gente é apresentado a um herói predestinado a liderar seu povo. Nills, o jovem mestre que nasce com a vida traçada, por ser o escolhido da magia que rege o mundo de Mondolís, é o nosso protagonista. Um jovem tímido, alegre e com uma grande decisão a se tomar, aceitar o destino que lhe foi dado e governar seu povo ou fazer o que quer fazer desde o começo, ser um espadachim e viajar o mundo explorando tudo que existe nele.

Monge Han coloca em seu protagonista muitas das suas referências favoritas em construção de mundo e personagem que cresceu lendo e aprendendo. Inspirado pela construção de universo fantástico complexo, firme e coeso das histórias de One Piece, escrita por Eiichiro Oda, Han coloca em Mondolís o mesmo esmero e atenção para criar diversidade de locais, populações, conceitos e enredos. Buscando trazer pra seu personagem principal um arquétipo diferente do que se costuma ver na maioria das histórias de herói lindas em Mangás, Nills é um aventureiro nada usual, que nega seu posto de ser o maior mago do seu reino e seu lugar de governador, para ser um espadachim não muito bom e que não sabe muito bem o que está fazendo, mas está feliz:

A ideia do Nills vem do sentimento de teimosa de fazer o que quero fazer, apesar do que o mundo espera de mim. E mesmo que eu não seja bom de primeira, continuar insistindo. (…) Ele não tem escolha, é que nem ser artista ou a gente segue essa paixão ou a gente fica frustrado pelo resto da vida.

Nomes como Moebius, o quadrinista francês conhecido por trabalhos como O Incal e O Surfista Prateado: Parábola, influenciaram muito o trabalho do Monge, seja nos traços que se faz os quadrinhos até a maneira como se produz eles. Monge comenta o fato de Moebius conseguir produzir quadrinhos improvisando, sem ter roteiro definido, e isso fez com que ele tivesse a coragem de começar a produção por perceber que desenhar quadrinhos também poderia ser uma coisa mais leve, divertida e descontraída, começando assim a produzir as primeiras tirinhas.

Outro nome de muita influência na construção do Monge como quadrinista é Shaun Tan, artista nascido na Austrália conhecido por A Chegada, A Árvore Vermelha e Cicada. Com ascendência chinesa, Shaun Tan fala sobre isso na sua arte sem deixar de falar sobre seus universos fantásticos e esse foi um ponto muito importante para o Monge perceber que também conseguiria fazer sua arte fantástica falando sobre a sua vivência enquanto descendente de asiáticos.

Com 5 capítulos de Mondolís já publicados veio uma grande barreira na divulgação de seu quadrinho, as pessoas que ele alcançou ao longo de todos esses anos esperam um tipo de produção autoral autobiográfica e quando recebem um universo ficcional fantástico que não conta sua história a partir de uma visão racial, o estranhamento faz com que eles não se interessem tanto. Buscando alcançar mais pessoas e mostrar para um público maior que Mondolís merece uma chance sim e que vale a pena a leitura de seu universo criado, e de suas quase 100 páginas já publicadas, Monge começa a produzir uma versão animada do seu quadrinho, mas sendo um produtor independente que luta pra publicar gratuitamente, e sem retorno financeiro, sua história a opção que se tornou viável foi publicar vídeos dublados de seus capítulos.

Mais ou menos 10 pessoas se juntam a Monge Han e tornam possível a publicação dos seus capítulos dublados no Youtube. Trazendo nomes como Bruno Yoshioka dublando o Yohei (um ator e dublador que já era fã do quadrinho), João Victor Granja dublando o Nills (que faz a dublagem do Incrível Mundo de Gumball), Morgana Bernabucci como a professora Lis (que dubla a Mel Medarda do Arcane), e trilha sonora de Jean Quevedo, além de muito suporte de sua comunidade que emprestou suas vozes pra dublar outros personagens menores. Sua publicação com a primeira parte do capítulo 1 foi ao ar no dia 04 de fevereiro de 2022 e a segunda parte publicada no dia 21 de março do mesmo ano.

https://www.youtube.com/watch?v=p9Zti3gdzeE

É notável como o amor pela história move o Monge a continuar sua batalha em busca de conseguir mais e mais leitores para Mondolís. Sua versão dublada é perfeita pra quem quer conhecer o universo e seu protagonista e buscar saber se seria algo que interessa ler. Com pelo menos mais dois capítulos confirmados para o quadrinho e o sonho de conseguir financiar a publicação em mídia física, Monge coloca todo seu carinho e atenção em todos as partes que montam seu objetivo de poder viver de produzir somente sua história e ver ela chegar a cada vez mais pessoas apaixonadas por esse tipo de narrativa. Como bem disse no começo: o público está em algum lugar, a história só precisa chegar a eles.

Para saber tudo que está acontecendo em relação ao quadrinho você pode acompanhar o Monge Han no Twitter e/o no Instagram, e também o encontrar quase diariamente nas suas lives da Twitch.

Leia Mondolís aqui: Read Mondolis (PTBR) | Tapas Web Comics

Versão em Inglês: Mondolis | WEBTOON (webtoons.com)

Versão e-book: Mondolís : Volume 1 eBook