por Redação PerifaCon
Ministério da Cultura lança editais para produção de curtas-metragens
Os editais afirmativos contemplam pessoas negras, indígenas e mulheres cis e trans
O Ministério da Cultura, por meio da Secretaria de Audiovisual (SAV), lançou três editais para a produção de curtas-metragens por diretores e diretoras estreantes com obras originais e inéditas.
Serão concedidas 10 bolsas de 140 mil reais para cada uma das três chamadas públicas: Curta Criança 2023, Curta Afirmativo 2023 (dirigido por pessoas negras e indígenas) e Curta para Mulheres 2023 (dirigido por mulheres cis e transgênero). O investimento total é de R$ 4,2 milhões.
As inscrições vão de 18 de agosto a 27 de setembro, por meio do Sistema Mapas Cultura. Os projetos audiovisuais de curta-metragem deverão ser inscritos por pessoas físicas, brasileiras natas ou naturalizadas, que desempenhem obrigatoriamente a função de direção, sendo facultativo o acúmulo de outras funções. Serão aceitas obras de ficção ou documentário, com a possibilidade de utilização de técnicas de animação.
Se inscreva nos editais: Curta Criança, Cruta Afirmativo, Curta para Mulheres. As inscrições vão até o dia 26 de setembro.