por Redação PerifaCon
Lightyear: Animação é banida em três países por causa de beijo gay
Disney optou em manter a cena no filme após protestos De acordo com a Variety, o novo filme da Pixar, Lightyear, não será exibido nos cinemas de três diferentes países (até então): Arábia Saudita, Kuwait e Emirados Árabes. O motivo da censura é uma cena de beijo entre duas personagens mulheres, Alisha (interpretada por Uzo […]
Disney optou em manter a cena no filme após protestos
De acordo com a Variety, o novo filme da Pixar, Lightyear, não será exibido nos cinemas de três diferentes países (até então): Arábia Saudita, Kuwait e Emirados Árabes. O motivo da censura é uma cena de beijo entre duas personagens mulheres, Alisha (interpretada por Uzo Aduba) e sua esposa.
No caso da Arábia Saudita, o filme não chegou a ser submetido aos censores ou planejado para lançamento pois já sabia-se que cortes seriam pedidos, enquanto nos Emirados o filme foi liberado para exibição e, logo depois, barrado devido a fortes críticas recebidas do público.
Essa foi a cena que protagonizou a polêmica em que uma carta aberta ao público foi divulgada por funcionários LGBTQIA+ da Disney, revelando que o estúdio optava por sempre cortar cenas que exibissem manifestações de amor entre pessoas do mesmo gênero. A cena é a primeira cena LGBTQIA+ mostrada nos filmes da Pixar de maneira não subliminar.
Lightyear estreia nos cinemas brasileiros no dia 16 de Junho. Com Chris Evans no papel principal, o filme promete contar a história do astronauta que inspirou o boneco de mesmo nome, famoso personagem da franquia Toy Story.