por Redação PerifaCon
IMS irá exibir retrospectiva inédita do cineasta Marlon Riggs, ícone do cinema LGBTQIA+
A mostra irá celebrar o legado de Marlon Riggs. Marlon Riggs foi um cineasta, ativista e professor universitário-, escreveu e dirigiu filmes que celebram a comunidade gay, queer e negra dos Estados Unidos. No mês do orgulho LGBTQIA+, o IMS irá exibir uma retrospectiva inédita da carreira do diretor que contará com diversos curtas e documentários. Intitulada como Bixaria Negra […]
A mostra irá celebrar o legado de Marlon Riggs.
Marlon Riggs foi um cineasta, ativista e professor universitário-, escreveu e dirigiu filmes que celebram a comunidade gay, queer e negra dos Estados Unidos. No mês do orgulho LGBTQIA+, o IMS irá exibir uma retrospectiva inédita da carreira do diretor que contará com diversos curtas e documentários.
Intitulada como Bixaria Negra – O Cinema de Marlon Riggs, a mostra será exibida nas cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo. No Rio, será apresentado no IMS e no Galpão Bela Maré. Em São Paulo, os filmes serão exibidos no IMS paulista entre os dias 22 a 29 de junho. Bruno F. Duarte, cineasta e pesquisador, é o responsável pela curadoria do projeto.
Além disso, serão exibidos nove curtas metragens brasileiros realizados por jovens negros LGBTQIA+. A programação contará com debates e a presença de Cornelius Moore, parceiro de criação e distribuidor dos filmes do cineasta. Também terá performances das artistas Preta QueenB, Pantera e Dominicki di Calafrio.
Marlon sempre falou sobre a vida de homens negros e gays, sempre abordando raça, sexualidade e heteronormatividade. Diversas de suas obras foram exibidas em Festivais de CInema no mundo todo, ganhando também destaque em premiações. Riggs faleceu em 1994, aos 27 anos em decorrencia da AIDS.
Confira aqui a grade completa da programação.