Notícias 3 janeiro, 2025
por Redação PerifaCon

Helena Theodoro, primeira doutora negra do Brasil, é tema de ocupação no CCBB SP

Programação reúne espetáculos, oficinas, música, cinema, mesas de debates e uma exposição em homenagem à Léa Garcia.

 

O Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo (CCBB SP) apresenta, a partir de 6 de dezembro, a ocupação “Trilogia Matriarcas”, celebrando os 80 anos de Helena Theodoro, a primeira doutora negra do Brasil. A programação homenageia sua trajetória na defesa da cultura afro-brasileira e do enfrentamento ao racismo estrutural, reunindo teatro, exposições e debates para uma experiência cultural única. O projeto é uma realização do Ministério da Cultura e Banco do Brasil, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

A ocupação tem como destaque a trilogia teatral “Matriarcas”, composta por três peças que refletem as vivências de Helena e de mulheres negras inspiradoras:

  • “Mãe de Santo”, protagonizada por Vilma Melo, explora ancestralidade e espiritualidade femininas.
  • “Mãe Baiana”, estrelada por Dja Martins e Luiza Loroza, aborda luto e memória afetiva.
  • “Mãe Preta”, dirigida por Lucélia Sérgio, celebra a força e independência de mulheres negras na reconstrução de suas vidas.

Além do teatro, a exposição “Baobá de Memórias – Uma Homenagem à Léa Garcia” celebra a atriz com fotos, figurinos e a exibição do filme “Mãe Baiana”, dirigido por Luiz Antônio Pilar.

Programação especial
A ocupação oferece seis mesas de debate transmitidas online, oficinas temáticas, palestras com Helena Theodoro e apresentações musicais, como as discotecagens de Dani Nega e shows de Fabiana Cozza e Maíra Freitas.

“Trilogia Matriarcas” é uma celebração da filosofia africana e do feminino. “Este evento exalta as múltiplas dimensões da mulher negra como força vital e fonte de saberes ancestrais. É uma honra compartilhar minha visão sobre o feminino através da arte”, destaca Helena Theodoro.

Com entrada gratuita, o evento acontece até 23 de fevereiro de 2025, no CCBB SP – Anexo (R. da Quitanda, 70 – Sé).

Para mais informações, acesse o site do CCBB SP.