Colunas: Cultura 27 maio, 2025
por Redação PerifaCon

Exposição “Racionais MC’s: O Quinto Elemento” é prorrogada até 31 de agosto

Devido ao sucesso de público, a exposição “Racionais MC’s: O Quinto Elemento” no Museu das Favelas foi prorrogada até 31 de agosto de 2025. Desde sua abertura em dezembro de 2024, a mostra já recebeu mais de 87 mil visitantes, consolidando-se como um marco na valorização da cultura periférica e do rap nacional. A exposição […]

 

Devido ao sucesso de público, a exposição “Racionais MC’s: O Quinto Elemento” no Museu das Favelas foi prorrogada até 31 de agosto de 2025. Desde sua abertura em dezembro de 2024, a mostra já recebeu mais de 87 mil visitantes, consolidando-se como um marco na valorização da cultura periférica e do rap nacional.

Foto: Hiago Bezerra

A exposição celebra os 35 anos de trajetória do grupo formado por Mano Brown, Edi Rock, KL Jay e Ice Blue, apresentando um percurso sensorial que revela os bastidores, a irmandade e o impacto coletivo dos Racionais MC’s. Com imagens raras, objetos de acervo e trilha sonora envolvente, a mostra oferece uma experiência imersiva que destaca a influência do grupo na música e na sociedade brasileira.

Com curadoria de Eliane Dias, co-curadoria de André Caramante, Jairo Malta e Vitinho RB, expografia do Atelier Marko Brajovic, comunicação visual do Vilanismo e parceria estratégica da Boogie Naipe, a exposição foi reconhecida com importantes prêmios:

  • Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte) na categoria Música Popular – Projeto Especial
  • Melhor Exposição do Ano de 2024 pelo Portal Pepper

Serviço:

  • Período: Até 31 de agosto de 2025
  • Local: Museu das Favelas – Largo Páteo do Colégio, 148, Centro Histórico de São Paulo
  • Horário: Terça a domingo, das 10h às 17h (permanência até 18h)
  • Entrada: Gratuita (retirada de ingressos antecipadamente pelo site ou na recepção, sujeita à disponibilidade

Não perca a oportunidade de vivenciar a história do grupo que revolucionou o rap nacional e deu voz às periferias brasileiras.