por Marcos Marques
Euphoria: 2ª temporada da série foi carregada pelos virais do Tik Tok e por Zendaya
Uma das séries mais aclamadas dos últimos anos, Euphoria teve seu retorno em 2022 mas não caiu na graça do público, viu? A série teve sua estreia em 2019 e foi um sucesso absoluto, rendendo diversos prêmios e sendo extremamente aclamada pela crítica. A ansiedade tomou conta dos fãs quando a 2ª temporada da série […]
Uma das séries mais aclamadas dos últimos anos, Euphoria teve seu retorno em 2022 mas não caiu na graça do público, viu?
A série teve sua estreia em 2019 e foi um sucesso absoluto, rendendo diversos prêmios e sendo extremamente aclamada pela crítica. A ansiedade tomou conta dos fãs quando a 2ª temporada da série foi anunciada, mas, logo no segundo episódio da nova temporada, os fãs começaram a enxergar que havia algo estranho acontecendo.
Fazendo um breve resumo: a série é focada em Rue (Zendaya), uma garota viciada em drogas que vive uma vida turbulenta e bastante complicada. Quando conhece Jules (Hunter Schafer), sua vida começa a mudar. Rue se apaixona por sua nova amiga e, juntas, as duas começam uma grande relação afetiva. Além disso, Rue também narra a história de outros personagens que fazem parte de sua vida, e ao longo da série nós os conhecemos.
Olha, falar que Euphoria é uma série incrível não é mentira, afinal, a série é extremamente bem feita e é de deixar qualquer um de queixo caído. Sam Levinson, criador da série, soube muito bem construir uma narrativa para Euphoria na primeira temporada, narrativa essa que mescla trilha sonora, fotografia, ótimas atuações e um roteiro quase perfeito. Mas ao retornar para a 2ª temporada, parece que Sam Levinson tenta chegar em algum lugar, mas esse lugar nunca chega.
Aqui a história faz um giro grande, mas sabe aquele giro que não faz sentido nenhum?
Nesta temporada tivemos a adição de Elliot (Dominic Fike), um personagem que chega para somar a história de Rue e Jules, mas que no final das contas é um personagem totalmente descartável e sem interesse algum. Elliot desenvolve uma parceria com Rue (que voltou a usar drogas), e ao mesmo tempo ganha a confiança de Jules, fazendo com que os três tenham uma sintonia muito estranha e totalmente sem graça.
Personagens como Kat (Barbie Ferreira) e McKay (Algee Smith) foram totalmente descartados da série. McKay aparece apenas no primeiro episódio da série, enquanto Kat, que tinha uma das tramas centrais da primeira temporada, simplesmente não tem relevância nenhuma desta vez, aparecendo apenas no fundo de algumas cenas. Recentemente saíram algumas fofocas que dizem que Barbie Ferreira não ficou feliz com o desenvolvimento da Kat nessa temporada e brigou feio com Sam Levinson durante as gravações, chegando a abandonar o set duas vezes. Isso teria feito com que o diretor tivesse reduzido a participação da atriz. No caso de Algee Smith, o ator deu uma entrevista dizendo que não sabe o motivo do sumiço do personagem, alegando que seria uma questão para perguntar ao criador da série.
É importante dizer que existem alguns rumores de que o personagem teve participação reduzida porque o ator não teria tomado a vacina contra a COVID-19. O boato foi desmentido pelo ator e ele diz que seguiu rigorosamente os protocolos de gravação. A HBO também desmentiu os rumores.
No caso da Barbie Ferreira, a atriz declarou recentemente que grande parte dos boatos sobre a suposta briga com o criador da série não são verdadeiros.
Verdade ou não, Sam Levinson sabe que esse foi um ponto extremamente negativo pra temporada, já que o McKay é um dos poucos protagonistas negros da série e Kat teve uma desenvolvimento que poderia ter ido muito mais além, mas que infelizmente ficou totalmente apagada, quase como uma grande figurante.
Outra parte central da trama foi o relacionamento de Nate (Jacob Elordi) e Cassie (Sydney Sweeney), que com certeza foi o maior destaque da temporada, mas um destaque bem confuso e quase que forçado. Em qual momento Cassie desenvolveu um romance com Nate? Ela apenas desenvolveu uma paixão e foi isso que Sam Levinson quis fazer nessa temporada. Novamente trago fofocas: Segundo alguns rumores, Nate teria um relacionamento secreto com Jules, com quem ele teve um leve envolvimento na primeira temporada. Mas devido a supostas “brigas” entre Hunter e Jacob, Sam Levinson trocou a Jules pela Cassie.
Todo o hype de Euphoria nessa temporada foram nas expectativas de saber quando a Maddy (Alexa Demie) iria descobrir que Cassie estava saindo com o Nate e isso rendeu muitos memes e virais nas redes sociais. Ainda que cenas tenham viralizado e se tornado até trends no Tik Tok (como a Maddy xingando a Cassie), a trama foi importante? Talvez tenha rendido bons frutos para Sam Levinson em garantir uns likes em cima dos memes, mas claramente foi a pior coisa que aconteceu na temporada.
Sydney Sweeney brilhou nesta temporada, e acredito que ela tem grandes chances de ganhar algumas premiações, mas sinto que o potencial da atriz seria melhor aproveitado se ela não estivesse presa a esse enredo.
Personagens como Lexi (Maude Apatow), Fezco (Angus Cloud) e Maddy têm seus momentos interessantes na série, mas ainda assim eu tenho a sensação que eles foram engolidos pelos erros das demais tramas.
Claro que eu não esqueci da Zendaya, que é uma das maiores atrizes da atualidade e brilhou nesta temporada. Pelo menos isso né, Sam Levinson? Rue é uma personagem que carrega um peso muito grande e que sofre por suas atitudes devido ao vício. Nesta temporada temos uma história bem complicada, na qual vemos Rue chegar ao fundo do poço de uma forma extremamente agoniante e pesada. O episódio Stand Still Like the Hummingbird é claramente o melhor de toda a temporada, porque vemos uma grande performance da Zendaya que com certeza pode render mais um Emmy na prateleira da atriz.
Além de todos esses fatores, Euphoria segue sendo uma das séries mais bem feitas que temos atualmente em termos de produção. Toda a fotografia é bem elaborada, a trilha sonora, as cenas de drama tudo deixa a série muito mais bonita do que nunca, mas ao mesmo tempo foi uma temporada um tanto quanto cansativa como desperdiçada. O maior erro foi o roteiro totalmente remendado e desinteressante, uma vez que ele exclui personagens que poderiam crescer na temporada mas ao invés disso prefere apostar em tramas que quebram uma ótima construção do que já foi visto na temporada anterior.
A série bateu diversos recordes de audiência durante o lançamento e já foi confirmada que uma nova temporada está em desenvolvimento. Como eu disse anteriormente, a série rendeu muitos virais no Tik Tok, com diversas trends da Maddy quando descobre sobre o relacionamento da Cassie e Nate. Claro que os memes ajudaram na divulgação da temporada, mas a que custo? Eu ainda acredito no potencial de Euphoria, principalmente por ser uma série recente e que ainda pode render muitos frutos, mas apesar da Zendaya ser o grande trunfo, eu acho que uma vez que se apresenta personagens tão complexos e cativantes que não são desenvolvidos, até pra ela é difícil carregar uma temporada inteira nas costas.