por Redação PerifaCon
Emicida dará aulas sobre a sociedade brasileira na Universidade de Pittsburgh
Curso "Brasil, é tudo pra ontem" no Centro de Estudos Latino-Americanos é inspirado no álbum AmarElo.
O rapper, compositor, e pensador contemporâneo, Emicida, levará suas reflexões sobre o Brasil para o Centro de Estudos Latino-Americanos da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos, onde ministrará o curso “Brasil, é tudo pra ontem” entre os dias 25 e 27 de setembro. Com foco na sociedade e cultura brasileiras, o conteúdo é inspirado em seu processo criativo para o álbum AmarElo e será direcionado aos alunos da instituição.
Emicida vem expandindo seu impacto além da música, agora abraçando a academia como uma plataforma para questionar e reimaginar a realidade brasileira. Após a experiência de 2021 como catedrático na Universidade de Coimbra, Portugal, o artista agora faz sua estreia nos Estados Unidos, buscando fomentar diálogos críticos sobre o Brasil a partir de múltiplas perspectivas. “O objetivo é que as pessoas saiam das conferências com a certeza de que podem observar uma narrativa por diversos ângulos. Se os alunos se sentirem provocados a ver a história do Brasil sob novas lentes, será uma grande vitória”, destaca Emicida.
O curso, dividido em quatro encontros, se baseará na pesquisa e na vivência do artista, que vê a educação como uma poderosa ferramenta de transformação social. “A experiência em Coimbra me conectou com pessoas de várias partes do mundo, e essa troca de perspectivas me fez retornar ao Brasil com uma visão ampliada. Agora, na Universidade de Pittsburgh, espero aprofundar ainda mais essa reflexão sobre a nossa sociedade”, reflete o rapper.
A iniciativa partiu de um convite da historiadora Keila Grinberg, diretora do Centro de Estudos Latino-Americanos da Universidade de Pittsburgh. “Trazer o Emicida neste momento é uma maneira de mostrar como essa perspectiva mudou e o que o Brasil tem a ensinar ao mundo”, conclui Grinberg.