por Redação PerifaCon
Dia do Professor: 06 professores memoráveis da cultura pop
Celebre o Dia dos Professores relembrando alguns dos melhores professores da ficção Coluna feita em parceria de Marcos Marques e Raphael Guimarães É um clichê mas vamos lá – não existe nenhum profissional sem um bom professor. Os professores são importantes e fundamentais não apenas na vida real mas também nas obras de ficção que […]
Celebre o Dia dos Professores relembrando alguns dos melhores professores da ficção
Coluna feita em parceria de Marcos Marques e Raphael Guimarães
É um clichê mas vamos lá – não existe nenhum profissional sem um bom professor. Os professores são importantes e fundamentais não apenas na vida real mas também nas obras de ficção que tanto amamos. Nossos heróis e protagonistas não existiriam sem suas professoras, seus mestres, mentores e até mesmo seus senseis. Pensando nisso, reunimos 06 professores da cultura pop que marcaram nossas memórias e que podem ser lembrados como excelentes personagens dos filmes, dos animes, das séries e dos quadrinhos.
Kakashi – Naruto
Kakashi Hatake, ou melhor, Kakashi Sensei, é o tipo de professor que todo mundo gostaria de ter. Além de ser um dos jounins mais habilidosos da Aldeia da Folha, Kakashi também é o responsável pelo time 7, composto por Naruto Uzumaki, Sakura Haruno e Sasuke Uchiha.
Kakashi gosta de seus alunos igualmente e sempre tenta protegê-los da melhor forma possível. Ao mesmo tempo que reconhece o talento natural de Sakura, ele também ajuda Naruto a ser um ninja melhor e fica de olho em Sasuke, que possui uma obsessão em matar o irmão.
Ms. Norbury – Meninas Malvadas
A senhorita Norbury é a professora do filme Meninas Malvadas e de longe é uma das professoras mais boazinhas dessa lista.
Ela é a típica professora que precisa lidar com alunos do ensino médio com personalidades irritantes, em especial os que andam com Regina George. No filme ela é um ponto de ligação muito importante em volta da Cady e de outras meninas que sofreram nas mãos da Regina George e do temido livro do arraso.
Janine Teagues – Abbott Elementary
Sabe aquela professora que não deixa aluno na mão? Janine Teagues, de Abbott Elementary, é uma delas. Mesmo dando aula em uma escola precária que não se preocupa com o bem estar dos alunos, Janine acredita que precisa ser a figura de apoio dos que mais precisam.
Ela bota a mão na massa, tenta arrumar a escola de todas as formas possíveis, mesmo trazendo consequências terríveis para a sua vida. Mas pra ela, não existe coisa melhor do que atender as necessidades de seus alunos.
Tempestade – X-Men
Quando falamos dos X-Men pensamos em muitas coisas: movimentos sociais, viagens no tempo, clones do futuro. Mas também pensamos em escolas, já que o Instituto Xavier Para Jovens Superdotados é uma das escolas mais famosas da ficção. Entre o extenso corpo docente do Insituto, está Ororo Munroe, a Tempestade.
Uma das mutantes mais velhas e mais poderosas dos X-Men, Ororo atua como mentora de muitos dos personagens adolescentes e que ainda estão aprendendo a controlar seus poderes. Entre todos os personagens , ela é uma das que mais transmite confiança e sabedoria, tendo sido declarada pela Marvel recentemente como a Deusa das Tempestades, uma das novas deusas de Wakanda.
Professor Girafales – Chaves
Okay, esse talvez não seja um excelente exemplo de professor mas com certeza vale a lembrança. O Professor Girafales fumava seu charuto dentro da sala de aula, frequentemente gritava com seus alunos e ainda assim precisaria de muito mais firmeza para dar conta de um grupo de alunos tão inquieto quanto a garotada da Vila do Chaves.
Porém, ele não deixa a desejar quando o assunto é conhecimento já que sabe tudo sobre todos os temas, basicamente. Desde gramática, passando por biologia, geografia e até mesmo….aritmética.
Dona Marocas – Turma do Chico Bento
Não, não estamos falando do Buzz Lightyear vestido para um chá de bonecas. Estamos falando da Dona Marocas, a professora da Vila Abobrinha que tem a árdua missão de dar aula para Zé Lelé, Rosinha, Hiro, Zé da Roça e, claro, para o encantador Chico Bento.
Embora muitas vezes a simpática Marocas apareça em situações em que o Chico está apavorado, desesperado, com medo e confuso (já que ele não é lá um craque dos estudos), ainda sim vemos nos gibis ela sendo retratada como uma pessoa amável, doce e muito paciente.
Afinal de contas, ser professor é pra quem ama.
Feliz dia dos professores!