Banner 13 julho, 2022
por Raphael Guimarães

Conheça o Beco dos Artistas: Alessio Esteves

O autor estará expondo no Beco dos Artistas da PerifaCon 2022 Dando sequência nas apresentações de nomes que estarão presentes no Beco dos Artistas da segunda edição da PerifaCon, a primeira convenção geek das favelas, apresentamos Alessio Esteves. Alessio trabalha como consultor e gestor de projetos e procura, no tempo que sobra, se dedicar a […]

 

O autor estará expondo no Beco dos Artistas da PerifaCon 2022

Dando sequência nas apresentações de nomes que estarão presentes no Beco dos Artistas da segunda edição da PerifaCon, a primeira convenção geek das favelas, apresentamos Alessio Esteves.

Alessio trabalha como consultor e gestor de projetos e procura, no tempo que sobra, se dedicar a escrita de histórias em quadrinhos. A jornada como autor de HQs teve início quando fez um curso de roteiro com o quadrinista André Diniz (conhecido por trabalhos como Fawcett e por ter fundado a editora Nona Arte) na Quanta Academia de Artes.

A estreia de Alessio nos gibis foi em 2014 com a coletânea Gibi Quântico, onde escreveu a história Signos, com desenhos de Doug Dominicali, sobre um homem que refletia sobre ações que deveria ou não tomar em sua vida enquanto lia o horóscopo do jornal. Alessio estará, inclusive, com cópias de Gibi Quântico para distribuir durante a PerifaCon, no esquema “passou, levou”.

Como a história de Signos pode indicar, as ideias de Alessio costumam vir dos mais variados lugares, principalmente de seu cotidiano. O autor alega que já produziu quadrinhos baseados em sonhos que teve, em coisas que assistiu e músicas que ouviu. Muito do que coloca em personagens de suas histórias é retirado de conversas com amigos e até daquelas conversas de WhatsApp que a gente lê “sem querer” enquanto está no ônibus. Aléssio até alerta: Cuidado! Ao conversar com ele, quem sabe você não vira um personagem num gibi que ele escrever?

Tudo que você faz, em maior ou menor grau na sua vida, vai te influenciar. Eu moro em São Paulo que é uma cidade que, felizmente, tem muitas vivências diferentes e eu conheço muita gente então acabo encontrando, dentro da minha vivência, essas vozes que eu busco.

Tendo passeado por diferentes gêneros, Alessio é um ator versátil e que não consegue se definir como autor de uma vertente específica de histórias. Seu forte, segundo ele mesmo, é o diálogo de suas histórias. O autor faz questão de encontrar uma voz específica para cada um de seus personagens e fica, enquanto escreve os diálogos, lendo tudo em voz alta para poder sentir se a história está natural como ele gostaria.

Esta será a primeira vez de Alessio como expositor na PerifaCon mas o roteirista nos conta que participou da primeira edição do evento como público e que acha maravilhosa a ideia de um evento nerd que não exclua a importância de olhar para as periferias. Tendo histórico como militante do movimento estudantil e parte da Frente Povo Sem Medo, Alessio não nega a relevância de um discurso político ser presente no meio nerd.

O meio nerd vezes tenta ser apolítico e é bacana ver um evento que traz a política em sua essência. Diversão não quer dizer alienação. Você pode fazer uma coisa divertida e trazer discussões importantes também.

Entre os trabalhos que Alessio levará para a PerifaCon, alguns dos que conversam bastante com a ideia do evento são os gibis Zikas, um gibi que mistura GTA e Senhor dos Anéis e conta com uma trama de orcs vivendo em uma sociedade urbana periférica, a coletânea Na Quebrada, em que Alessio assina o roteiro da história Darréu – A Lei do Mundo em que dois jovens se envolvem em um ritual sinistro para provar que são fãs de um MC, e o seu lançamento mais recente , uma biografia do Zé Pelintra ilustrada pelo artista Bruno Brunelli. As áreas que Alessio cobre com seus roteiros são tantas que nem chega a ser surpreendente a diferença das artes e dos temas que cada uma de suas publicações atinge.


Alessio Esteves estará no Beco dos Artistas da segunda edição da PerifaCon, a primeira convenção geek das favelas. O evento acontecerá no dia 31 de Julho e os ingressos já podem ser retirados clicando aqui.