por Redação PerifaCon
Comics Broke Me: Quadrinistas estadunidenses denunciam má remuneração pelos seus trabalhos
Ontem (11) quadrinistas do mundo todo se juntaram para levantar a hashtag #ComicsBrokeMe, com o intuito de desabafar sobre o descaso financeiro que os artistas recebem escrevendo para as editoras. Isso aconteceu devido a morte de Ian McGinty, quadrinista e animador que faleceu na última quinta-feira (08), aos 38 anos. O artista trabalhou em obras […]
Ontem (11) quadrinistas do mundo todo se juntaram para levantar a hashtag #ComicsBrokeMe, com o intuito de desabafar sobre o descaso financeiro que os artistas recebem escrevendo para as editoras.
Isso aconteceu devido a morte de Ian McGinty, quadrinista e animador que faleceu na última quinta-feira (08), aos 38 anos. O artista trabalhou em obras como Plantas vs Zumbis e séries de TV como Adventure Time e Rocko’s Modern Life.
A morte do artista gerou uma comoção muito grande no Twitter. Dois amigos próximos do artista revelou que ele sofria de problemas de saúde devido a excesso de trabalho e que ele era mal pago.
Diversos escritores, artistas, coloristas e editores compartilharam experiências para falar sobre a baixa remuneração que os quadrinistas ganham em seus trabalhos.
A indústria dos quadrinhos sempre sofreu diversos problemas, principalmente pela má remuneração que os quadrinistas recebem. Essa discussão sempre é levantada nas redes sociais, principalmente porque muitos desses artistas criaram grandes personagens famosos que acabaram indo para a tela dos cinemas, mas que nunca ganharam o suficiente, já que os filmes lucram milhões de dólares.
Em 2021 o The Guardian fez uma publicação dizendo que a Marvel Studios paga US$ 5 mil aos artistas que tem seus trabalhos utilizados em filmes. Além disso, eles também recebem convite para a estreia do filme.
Outra questão que chamou bastante atenção recentemente é sobre o quadrinista Peter David, que é um dos criadores do Homem-Aranha 2099. O artista esta passando por diversas questões de saúde e está dependendo de vaquinha dos fãs. Enquanto isso, Homem-Aranha no Aranhaverso, que tem o personagem criado por David, arrecadou mais de 400 milhões de dólares em bilheteria.