por Redação PerifaCon
Coletivo AMEM promove o protagonismo LGBTQIAPN+ na semana da consciência Negra com a 6a Ball Afrodiaspórica
Com o tema Magia Negra, o coletivo de artes negras lgbtqiapn+ reúne artistas e comunidade da cultura Ballroom, explorando temas da cultura de matriz africana
O Coletivo AMEM, pioneiro em produções artísticas e fomentos à visibilidade da comunidade preta LGBTQIAPN+ desde 2016, apresenta a 6 ª edição da Kiki Ball Afrodiaspórica no dia 19 de novembro, domingo, a partir das 22h às 05h, no Teatro Mars, localizado no bairro do Bixiga em São Paulo.
A Kiki Ball propõe uma viagem mágica nas diversas linguagens artísticas da cultura Ballroom, explorando performatividades divididas em categorias como a dança vogue, runway, drag, fashion killa, entre outras. Todas inspiradas pelo tema “Magia Negra”, termo que por muitos anos foi usado de maneira preconceituosa e depreciativa, apagando a importancia e poder de culturas e tecnologias de povos negros da diáspora
Desde 2018 as edições da Kiki Ball Afrodiaspórica traz temas emblemáticos para a negritude como povos ancestrais, afrofuturismo, mitologia dos orixás, movimento negro, beleza e moda negra além de sempre dar visibilidade a figuras importantes como Madame Sata, Marsha P Johnson, e, além de categorias classicas da ballroom como vogue e runway, traz categorias como joga a raba, samba no pé, rosto retinto e penteado afro.
Em um esforço para ressignificar e empoderar o termo “Magia Negra” , a 6 ª edição mergulha nas contribuições da comunidade negra para os saberes ancestrais, míticos e tecnológicos. O tema destaca a riqueza cultural, espiritual e inovadora que muitas vezes é mal compreendida. A celebração do Dia da Consciência Negra torna-se uma oportunidade para honrar e explorar a magia que sempre esteve presente na jornada da humanidade.. A Ball se desenrola em 17 categorias com temas como Bixa Bruxa, O Futuro é Ancestral, Marie Laveau e Alquimia Africana. Transcendendo estereótipos e trazendo novos sentidos para a magia produzida pelas comunidades negras no mundo. A cada categoria, diferentes houses da cena kiki celebram danças furiosas, belezas revolucionárias, expressões musicais, oralidades e outras manifestações artísticas.
Para conhecer as categorias da 6ª edição da Kiki Afrodiaspórica, acesse o evento com todas descrições.
Acompanhadas por DJs, commentators e uma poderosa mesa de júri formada por lideranças da comunidade Ballroom Brasil, essas exibições oferecem um vislumbre cativante da vitalidade da cena Ballroom. Houses icônicas como House of Black Velvet, Casa de Candaces, Casa de Laffond, Casa de Odara, House of Avalanx entre outras serão representadas por integrantes de diferentes regiões do Brasil.
A Kiki Ball contará com a expertise de mcs, djs e juris de renome na cena Ballroom nacional. Pioneer Félix Pimenta e Legendary Zaila Candace serão commentators (mcs) da noite, acompanhados por um júri formado por figuras importantes e lendárias na comunidade, incluindo Pioneer Fênix Negra de Mandacaru, Legendary Jessy Black Velvet, Legendary Tanesha Cabal, Legendary Vitchu Harpya e The King 007
O evento promete uma experiência musical diversificada, com DJs renomados, vindos de diferentes regiões do Brasil, como King Hands Up (SP) que tem como especialidade a música preta afrofuturista; muito AfroBeat, Amapiano, Kuduro e outras vertentes do continente africano compõem seu acervo, Terrobixa Laffond (RJ) que na sua pesquisa, traz como foco os corpos dissidentes em espaços urbanos e as produções da juventude carioca, e Legendary Úrsula 007 (DF) DJ Legendary da cena de Brasília que traz a pesquisa de Sons da Ballroom, além de momentos especiais acompanhados por uma banda liderada por Fefê Camilo.
AMEM é um coletivo de artes negras LGBTQIAPN+ conhecido por fomentar a vida noturna, a cultura Ballroom e Hip Hop Queer criando espaços autônomos de circulação artística, acolhimento e de transmissão de conhecimentos, articulando pautas que acendem debates sobre raça, classe, gênero, sexualidade, saúde da população preta e HIV/Aids. Atuando na cena das artes desde 2016 promove importantes eventos como “Ball Vera Verão”, “Pajuball” e “Ball Afrodiaspórica”, além de idealizar e organizar o Festival Parada Preta e outros projetos especiais que utilizam a arte como estratégia de enfrentamento aos impactos sociais do racismo, cissexismo, LGBTfobia, crise da Aids e outras violências estruturais.
Em sua 6a edição a Kiki Ball Afrodiaspórica acontecerá no dia 19 de novembro (domingo), a partir das 21h ás 05h no Teatro Mars, localizado no bairro do Bixiga em São Paulo.
Os ingressos estão disponíveis no site da Hoppin, com valores variando de R$15,00 a R$60,00, sendo um evento “Trans Free” (Gratis para travestis e pessoas trans).
Para mais informações sobre as categorias e participantes, acesse o instagram do Coletivo AMEM ou entre em contato através do e-mail coletivoamem@gmail.com