Colunas 17 fevereiro, 2022
por Talita Lopes

Batman | Relembre a trajetória do personagem no cinema e o que esperar de ‘The Batman’

Seja nos quadrinhos ou filmes, o Batman é um dos heróis mais antigos, duradouros e populares do mundo. Sendo publicado continuamente desde sua estreia em 1939 e também tendo aparecido em ao menos 14 filmes live-action, sem contar as animações. Sua popularidade reflete em todas as mídias.  O personagem sempre é líder de vendas e […]

 

Seja nos quadrinhos ou filmes, o Batman é um dos heróis mais antigos, duradouros e populares do mundo.

Sendo publicado continuamente desde sua estreia em 1939 e também tendo aparecido em ao menos 14 filmes live-action, sem contar as animações. Sua popularidade reflete em todas as mídias. 

O personagem sempre é líder de vendas e está sempre sendo usado como referência por outros heróis, até mesmo por empresas consideradas “rivais”. Além disso, seus filmes fizeram história, como ser o primeiro do gênero a receber 8 indicações no Oscar e mudar a visão de blockbusters pela academia.  

As primeiras adaptações  

Antes do primeiro filme do Batman no cinema, o personagem foi adaptado numa série pela Columbia Pictures chamada The Batman, e trouxe uma trama bem diferenciada em 15 capítulos lá nos anos de 1943. Lewis Wilson interpretou o Batman e Douglas Croft J. interpretou o Robin. Entretanto, a história dos personagem foi usada para fazer propaganda da Segunda Guerra Mundial e chegando a trazer um enredo quase que completamente anti-japonês. Depois disso, em 1949, uma sequência da série-filme chegou a TV, mas com um novo ator interpretando o personagem Batman, o ator Robert Lowery

Já nos cinemas mesmo, o vigilante teve seu primeiro filme no ano de 1966 com o nome de Batman: O Filme. Esta versão foi estrelada por Adam West como Batman e Burt Ward como Robin. O filme acompanha a dupla de heróis que é atraída até uma emboscada por vilões memoráveis do personagem, como o Coringa, Pinguim, Charada e a Mulher-Gato

Anos depois, o diretor Tim Burton assume a direção das histórias do personagem no cinema com o filme Batman, em 1989, e traz Michael Keaton e Jack Nicholson nos respectivos papéis de Batman e Coringa, qual consagrou Nicholson com o seu papel de vilão, mostrando sua transformação em um dos vilões mais populares e temidos do Homem Morcego. 

Além do mais, o filme é o primeiro dentro do universo cinematográfico do Batman e se tornou um verdadeiro sucesso de bilheteria e crítica, sendo um dos mais influentes nesse gênero até os dias de hoje. 

Reprodução: Warner Bros. Pictures

Em 1992, Tim Burton volta a dirigir a continuação de Batman no filme Batman: O Retorno, e traz a personagem Mulher Gato, com a atriz Michelle Pfeiffer e Danny DeVito como o Pinguim. Esse filme é lembrado por ser mais sombrio que o primeiro, e embora tenha recebido muitas críticas mistas, outras críticas especializadas já o elegeram como o segundo melhor filme do personagem dentre todos. 

Os planos para a trilogia de Tim Burton não deram certo por conta da recusa do diretor e do ator Michael Keaton em retornar às telas. Então em 1995 é a vez de Val Kilmer assumir o manto de Batman e Joel Schumarcher assumindo a direção do filme, que veio a se chamar Batman Eternamente, trazendo os vilões Charada e Duas Caras, interpretados respectivamente pelos atores Jim Carrey e Tommy Lee Jones

Também tivemos a introdução do personagem Robin, vivido por Chris O’Donnell e a atriz Nicole Kidman como Chase Meridian. Com uma leve mudança de tom, agora mais leve que os dois anteriores, o filme foi alvo de diversas críticas, além de vários outros conflitos em torno da nova abordagem. Os vilões mais caricatos também não agradaram muito o público. 

Reprodução: Warner Bros. Pictures

​​Já em 1997, Joel Schumarcher retorna para o quarto e último filme chamado ‘Batman e Robin’. Por conflitos internos, um novo ator assume o manto do morcego e dessa vez fica por conta de George Clooney o interpretando. O filme trás Batman, Robin (ainda interpretado por Chris O’Donnell) e a Batgirl de Alicia Silverstone combatendo o Senhor Frio, a Hera Venenosa (Uma Thurman) e Bane, que se uniram para dominar Gotham City. Esse provavelmente é o filme do Batman com mais críticas negativas, sendo até mesmo indicado ao framboesa de ouro como o pior filme do seu ano de lançamento.  

Novos tempos para o Batman 

Depois do fracasso do último filme do personagem, o mesmo ficou na geladeira por 8 anos da DC. Entre 2000 e 2004 o gênero de super-heróis voltava à popularidade com os filmes dos X-Men e Homem-Aranha, e então parecia uma boa hora para Batman retornar às telonas, totalmente reformulado e como nunca antes visto. 

Foi em 2005 com Batman Begins que o diretor Christopher Nolan, ainda um diretor pouco conhecido, trouxe sua visão e direção às histórias do Batman e mexeu completamente com a forma que vemos filmes do gênero de heróis e do personagem. 

Servindo como um reboot de tudo que tenha visto até o momento, a interpretação do personagem ficou por conta do ator Christian Bale e a história trouxe diversos outros personagens conhecidos do mundo do Batman e de Gotham. A história ja conhecida, mostrou a infância de Bruce Wayne, tão como o evento obscuro do assassinato de seus pais e o seu treinamento para se tornar um vigilante. 

Nolan trouxe novamente o tom mais sombrio e político para o Batman, só que ainda melhor e dessa forma o filme recebeu diversas críticas positivas e se tornou um marco dentro do gênero. 

Apesar do sucesso estrondoso de Batman Begins, foi em O Cavaleiro das Trevas, de 2008, que o personagem e Christopher Nolan elevou o status do gênero ao máximo, em todos os sentidos. O Cavaleiro das Trevas se torna o maior filme de heróis dos últimos tempos. Com a interpretação fantástica do ator Heath Ledger como o Coringa, que infelizmente veio a óbito ao encerrar da produção do filme, mas que deixa um legado incrível principalmente com a interpretação mais sombria de um vilão nesse gênero. E não muito surpresa, até hoje o próprio vilão é mais comentado e lembrado sobre o filme.

Além da interpretação marcante de Heath, outro vilão sombrio teve sua história de origem contada no filme, o vilão Duas-Caras ou Harvey Dent, vivido pelo ator Aaron Eckhart. O Cavaleiro das Trevas faturou mais de U $1 bilhão  ao redor do mundo, levou 8 indicações ao Oscar e venceu 2 nas categorias de melhor ator coadjuvante e Melhor edição de som.   

O terceiro e último filme da trilogia de Christopher Nolan chegou em 2012, não tão grandioso como os dois primeiros, Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge ficou entre as críticas mistas, parecendo um pouco apressado e desconcertado diante dos outros, mas ainda assim um bom filme e boa conclusão de arco do personagem. Anne Hathaway aparece aqui como a Mulher-Gato.  

Tudo novo outra vez

Após a trilogia de Christopher Nolan, o Batman não teve mais filmes solos, mas voltou a ser o personagem da trama principal dos filmes da DC e do segundo filme do universo expandido da Warner/DC abordando um conflito intenso e mortal entre os personagens mais populares da editora, o Batman e o Superman, após os eventos do filme Homem de Aço, lançado em 2013 e dirigido por Zack Snyder. 

O filme Batman vs Superman: A Origem da Justiça em 2016 também foi dirigido pelo diretor Zack Snyder, que tinha feito sucesso com a nova abordagem do filme do Superman e agora trouxe Ben Affleck no papel de Batman, mas dividiu diversas opiniões entre os fãs e críticos com o tom e o ritmo mais lento para contar a história de ambos os personagens em um dos maiores conflitos do mundo dos heróis. 

O filme também trouxe outros personagens icônicos, como a introdução da Mulher Maravilha, interpretada por Gal Gadot, e o personagem Lex Luthor, interpretado por Jesse Eisenberg.

Para finalizar a trilogia do diretor Zack Snyder e trazer mais uma vez o Batman como o centro da história, a Warner planejou o então esperado filme da Liga da Justiça para os cinemas, onde o personagem ao encontrar com a Mulher Maravilha após a morte do Superman, eles precisavam recrutar outros heróis para formar uma equipe para combater outros problemas futuros. 

Reprodução: Warner Bros. Pictures

Infelizmente, por uma tragédia pessoal, o diretor precisou ser afastado da produção, quase que finalizada, trazendo em seu lugar o diretor Joss Whedon (mais conhecido por ter feito os filmes Vingadores em 2012 e Vingadores: Era de Ultron em 2015), ambos sucessos do estúdio da Marvel. Mas isso não significou que o filme de uma das equipes mais conhecidas e populares dos quadrinhos fosse bom também. Pelo contrário. 

A produção de Liga da Justiça foi marcada por diversos conflitos internos e externos. Cortes de roteiros e cenas, efeitos especiais mal finalizados, problemas com a direção e atores. Liga da Justiça marca o fracasso da equipe do filme, o que fez com que os fãs super indignados começassem uma campanha para que a Warner lançasse ao público a verdadeira versão do filme.  

Anos mais tarde, com a estreia do serviço de streaming HBO MAX, houve o lançamento de Liga da Justiça de Zack Snyder, filme que teve 4 horas de duração e que mostra a versão verdadeira do filme, que havia sido cortada em 2017. 

Novo universo, novo ator e nova direção 

Com a estreia adiada por conta da pandemia do COVID-19, The Batman é a mais nova adaptação do personagem que vai acontecer e mais uma vez tudo novo e reformulado para o personagem, sem conexão com as antigas adaptações e do universo do DCEU. 

​​Com direção de Matt Reeves, o sortudo da vez para interpretar o Homem Morcego é o ator Robert Pattinson. Durante esse tempo, o diretor fala que pretende abordar agora um pouco do lado psicológico e emocional de Bruce Wayne, do que é ser o Batman, suas imperfeições e algumas situações que o levaram a fazer certas escolhas. As escolhas de Matt Reeves também é de abordar um novo universo autônomo para o Batman e fora do que aconteceu no DCEU, com a versão do personagem abordada com o ator Ben Affleck. 

Reprodução: Warner Bros. Pictures

Robert Pattinson também está muito empolgado para mostrar o lado diferente do heroísmo que é sempre mostrado nos outros filmes, e afirma que o que mais se aproximou do que The Batman vai abordar é a animação Batman: A Máscara do Fantasma, lançada em 1993. Essa animação foi a primeira da DC a ser lançada nos cinemas e uma das melhores do personagem, sendo muito parecida com a abordagem mais sombria de Tim Burton nos cinemas. 

Robert fez o que nenhum Batman tinha que fazer antes: mostrar emoções usando a fantasia e a máscara. E isso é um trabalho louco.” Diz Matt Reeves sobre o que esperar do seu Batman. 

Além da apresentação do Bruce Wayne, teremos também bastante de uma possível história de origem para a Mulher Gato, que será vivida pela atriz Zoë Kravitz, e também do início do relacionamento do Batman e da Selina: 

“Selina teve uma vida muito difícil, viveu na rua e está tentando sobreviver” diz Zoë em entrevista. Selina e Bruce vão se encontrar no meio dessa vida e descobrirão que têm muito em comum nesse processo. 

Com as notícias dadas através de entrevistas e teaser promocionais lançados para divulgar o filme, podemos ver novamente o vilão Charada por trás de diversos enigmas e assassinatos, para provocar o Batman. Além do Charada, Bruce também vai lidar com outros famosos vilões de famosa galeria, como o Pinguim. 

Algumas Curiosidades sobre os anos de Batman no Cinema 

  • Ben Affleck falou que quase teríamos o filme solo do Bataffleck, porém após Liga da Justiça ele passou por vários problemas pessoais, além de ter sido uma experiência ruim com a produção do filme, ele também voltou a beber, e assim os planos do filme ficaram para trás. 
  • Christopher Nolan nunca planejou uma trilogia do Batman, e apesar de não voltar a fazer mais filme para DC, ele ainda foi produtor executivo do filme O Homem de Aço
  • Foi planejada uma sequência do filme The Batman de 1966, mas foi engavetada.O  personagem ficou um tempo no limbo, principalmente com o filme do Superman com Christopher Reeve, que fez muito sucesso.
  • Existem várias versões do ocorrido para que Tim Burton tivesse se afastado do terceiro filme do Batman e completasse sua trilogia, uma delas foi que o estúdio estava descontente com a versão mais sombria do personagem e dos filmes.
  • Joel Schumacher teria outro filme do Batman, mas infelizmente com as duras críticas a Batman e Robin, foi mais um projeto engavetado. 
  • O Diretor Darren Aronofsky chegou a começar um script sobre um filme do Batman nos anos 2000, mas por divergências criativas com o estúdio, as coisas acabaram não indo para a frente. Uma das histórias que Aronofsky pretendia trazer era do quadrinho Batman: Ano Um

The Batman terá sua estréia mundial no dia 4 de Março de 2022.