por Redação PerifaCon
“A Ordem Do Tempo” – Longa traz reflexões sobre o que é o tempo
Se você soubesse que o mundo iria acabar até meia noite, o que você faria?
Texto por: Natalia Corrêa Conceição
O filme italiano, “A Ordem Do tempo” é inspirado no livro de mesmo nome, do autor Carlo Rovelli, com roteiro e direção de Liliana Cavani conta a história de alguns amigos que se juntam em uma casa de praia, em algum canto da Itália, para comemorar o aniversário de um deles. Entre taças e petiscos, eles descobrem que o mundo irá acabar em poucas horas.
Tudo se passa em um dia, numa praia praticamente deserta e lindíssima. Seu roteiro fala sobre o sentimento de finitude. As conversas acontecem sob o ponto de vista da física, o que poderia tornar o filme maçante e cansativo, mas isso não acontece. A direção permitiu que o enredo nos levasse pela história de uma maneira leve, com as teorias do tempo e espaço sendo explicadas e expostas de um jeito simples, e sem reduzir a suas complexidades.
Os dilemas dos personagens são reais, as emoções e decisões tomadas são compreensíveis, Afinal se o tempo está acabando não faz mais sentido se segurar em sentimentos e propósitos mundanos.
O longa deixa claro que somos seres efêmeros, de vida curta e que deveríamos aproveitar mais o momento, lutando pelo que é importante, respeitando e deixando ir quem não quer ficar.
A Ordem do tempo já está disponível nos cinemas