Banner 14 julho, 2022
por Marcos Marques

‘X-Men: O Filme’ e o grande passo para os filmes de super-heróis

Hoje faz 22 anos do lançamento do filme, que foi responsável por dar mais visibilidade aos filmes de super-heróis.  X-Men é considerada a melhor equipe dos quadrinhos devido a seus personagens icônicos e também por ter uma história inspiradora e atemporal, que faz paralelos com a realidade, independente da época. Superman and the Mole Man, […]

 

Hoje faz 22 anos do lançamento do filme, que foi responsável por dar mais visibilidade aos filmes de super-heróis. 

X-Men é considerada a melhor equipe dos quadrinhos devido a seus personagens icônicos e também por ter uma história inspiradora e atemporal, que faz paralelos com a realidade, independente da época. Superman and the Mole Man, lançado em 1951, foi o primeiro filme de super-herói e durante anos, tanto a DC como a Marvel, tem feito filmes de baixo orçamento é bem diferente do que conhecemos hoje. 

Tudo começa a ficar melhor após o lançamento de Superman em 1978, filme que foi bem recebido e até hoje é considerado um clássico, sem contar que foi indicado a três categorias no Oscar e ganhou em Melhores Efeitos Visuais

No final dos anos 80 a DC entregava o filme do Batman, protagonizado por Michael Keaton e dirigido por Tim Burton. O filme foi um sucesso e até hoje é amado pelos público. Antes disso a Marvel já havia alguns telefilmes do Doutor Estranho e do Capitão América, mas podemos considerar que a maior entrada pra Marvel até então foi com o lançamento de Blade, em 1998. 

Nos anos 90 a Marvel sofreu bastante em suas publicações, e o grande resultado disso foi quando a empresa vendeu os direitos autorais de seus maiores personagens para os estúdios de cinema como Sony e Fox, fazendo com que eles abrissem mão do Homem-Aranha e dos X-Men. 

No dia 14 de julho de 2000 estreou nos cinemas X-Men: O Filme, longa baseado nos personagens da Marvel que conta a história de uma equipe de pessoas que possuem poderes incríveis. Com grandes personagens como Wolverine, Vampira, Tempestade, Jean Grey, Ciclope, Vampira e Professor Xavier, podemos dizer que pela primeira vez, até então, os fãs puderam testemunhar o nascimento de uma nova era para os filmes do gênero. 

Halle Berry sendo maravilhosa como Tempestade

X-Men foi um sucesso para a época e arrecadou exatos $296,339,528 em bilheteria mundial. Já a crítica amou o filme e desceu elogios para a produção, desde o roteiro até efeitos especiais e escalação de elenco, que é um show a parte de X-Men. 

O elenco do filme é composto por grandes atores, assim como Patrick Stewart que deu vida ao lendário Professor Xavier até Sir. Ian MCKellen que deu vida ao antagonista Magneto, considerado um dos maiores personagens dos quadrinhos. Muito além disso, o filme ainda contava com Halle Berry, que estava com sua carreira em ascensão, e ainda por cima interpretando a lendária Tempestade. Anna Paquin, que deu vida a fabulosa Vampira, também estava em ascensão desde os 11 anos de idade, quando se tornou a segunda pessoa mais jovem a ganhar um Oscar. 

Apesar dos grandes nomes, Hugh Jackman dando vida ao Wolverine com certeza é o maior marco de toda a franquia. Ele foi o personagem que mais teve destaque nos filmes de X-Men e ainda por cima ganhou filmes solos, encerrando com Logan, considerado um dos melhores filmes do gênero. 

Mas ainda nos anos 2000, X-Men serviu de gás para que Hollywood continuasse investindo nos filmes de super-heróis, vindo em seguida o estrondoso sucesso de Homem-Aranha, filme da Sony dirigido por Sam Raimi. Além dessas duas franquias vieram outros filmes como Mulher-Gato, Elektra, Demolidor e anos mais tarde chegaram os filmes do Batman dirigido por Christopher Nolan, que se tornou um grande sucesso. 

A franquia de X-Men ganhou sete filmes, sem contar os do Wolverine. Apesar de serem melhores do que os outros, é impossível negar que X-Men: O Filme foi a porta de entrada para os novos filmes de super-heróis, até mesmo o que temos na atualidade. X-Men moldou uma geração de quem se enxergava nos mutantes e na história de luta desses personagens. Quando você é uma pessoa que se encaixa na “minoria”, é fácil se ver em histórias que fazem paralelos com a realidade. Toda a franquia fala sobre aceitação e luta para que os mutantes sejam reconhecidos e respeitados.

O filme explora bem as relações, principalmente a da Vampira com o Logan, que são grandes amigos. A forma de pensar do Magneto e do Professor Xavier rende debates até hoje, já que Charles acredita que os mutantes e os humanos podem viver em paz, diferente do Magneto que acha que os mutantes são superiores.

Se hoje os filmes de heróis são do jeito que são é por causa de X-Men, justamente por ser um filme que trouxe uma perspectiva diferente de como trabalhar super-heróis, principalmente em equipe. Com a compra da FOX a Marvel Studios possui os direitos dos personagens de X-Men, mas acho que o Kevin Feige vai ter que lutar um pouco para conseguir apagar da memória das pessoas o impacto que o primeiro filme de X-Men teve.