Banner 5 maio, 2023
por Redação PerifaCon

‘Urubus’, filme dirigido por Claudio Borelli e Fernando Meirelles ganha pôster

Filme retrata o universo dos pichadores no centro e nas periferias de São Paulo

 

O longa-metragem estreia nos cinemas brasileiros dia 1 de junho, com distribuição da O2 Play. 

A nova versão do pôster, inspirada no cartaz teaser de JR Voodoo.House lançado em 2019, é assinada pelo designer Gus Kondo – que concorreu na categoria Excellence in Poster Design Competition da SXSW 2022 com a arte de “Raquel 1:1”.

Urubus acompanha a história de Trinchas (Gustavo Garcez), jovem líder de um grupo de pichadores que escala os edifícios mais altos para deixar sua marca. Quando ele conhece a estudante de arte Valéria (Bella Camero, de “Marighella”), seus diferentes modos de vida entram em choque e disso resulta a invasão da 28ª Bienal de São Paulo. 

O longa-metragem tem roteiro assinado por Mercedes Gameiro, Claudio Borrelli e Cripta Djan, que trouxe para a história os elementos de ficção baseados em sua própria experiência como pichador.

“Como o pichador sempre tem muita história, não faltaram referências e inspirações para trabalhar o roteiro do filme. Todo pichador tem um livro para contar: são anos de dedicação nas ruas, aventuras e vivência na cidade. Desde o começo do projeto, mesmo tendo a minha própria vida como ponto de partida e sendo fiel aos fatos da minha trajetória, eu sempre tive a liberdade de trabalhar com a ficção. Isso me deu mais autonomia para a criação”, afirma Djan.

“Eu sempre brinquei com o Djan, dizendo: ‘Você é o pintor e o filme é o quadro. Eu sou o pincel’. Meu trabalho foi unir a história dele à tela. Tive o compromisso de mostrar, de maneira cinematográfica, como é o mundo do pixo e a realidade dos pichadores. Tudo com muito cuidado, sem tomar nenhum partido ou colocar um ponto de vista”, complementa o diretor e roteirista Claudio Borrelli.

Urubus foi vencedor da 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo nas categorias do Público como Melhor Filme de Ficção Brasileiro e da Crítica como Melhor Filme Brasileiro. O longa também teve reconhecimento internacional ao conquistar os prêmios de Melhor Filme e Atriz Coadjuvante (Bella Camero) no British Independent Film Festival; Melhor Diretor no Manchester International Film Festival; Prêmio do Júri no Narrative Feature Film, do Fabrique Du Cinéma Awards, presidido por Matt Dillon; e o LAIFFA Winter Award – Winner, no Los Angeles Independent Film Festival Awards.

Além de Gustavo Garcez e Bella Camero, estão no elenco Bruno Santaella, Júlio Martins, Roberto Orlando e Matias Antônio. 

Ficha técnica

Direção: Claudio Borrelli 

Roteiro: Mercedes Gamero, Claudio Borrelli, Cripta Djan   

Produção: Julia Tavares, Claudio Borrelli    

Produtores: Tina Ponte   

Produção Executiva: Fernando Meirelles, Julia Tavares 

Fotografia: Ted Abel   

Direção de Arte: Larissa Cambauva, Paulo Ribeiro   

Som: Silvio Piesco 

Preparação de Elenco: Fátima Toledo   

Som direto: Débora Murakawa  

Figurino: Katia Gimenez   

Maquiagem: Claudio Borrelli, Marcelo Cavalieri 

Elenco: Gustavo Garcez, Bella Camero, Bruno Santaella, Júlio Martins, Roberto Orlando, Matias Antonio 

Sinopse

São Paulo. Na quarta maior cidade do mundo, onde a pichação cobre mais muros e prédios do que em qualquer outro lugar do planeta, Trinchas comanda um grupo de pichadores que escala os edifícios mais altos para deixar sua marca. Quando Trinchas conhece Valéria, uma estudante de arte, seus mundos colidem resultando na invasão da 28ª Bienal de São Paulo. A partir de então, a pichação ocupa seu lugar no mundo da arte e o bando de jovens invisíveis da periferia, torna-se protagonista de um polêmico debate cultural.