Banner 3 abril, 2023
por Redação PerifaCon

Urbanas abre inscrições para artistas criarem instalações em bairros periféricos de São Paulo

As inscrições vão ocorrer até o dia 23 de abril. Estão abertas as inscrições para o URBANAS, projeto que vai selecionar 6 artistas – individuais ou coletivos – para produzir instalações de arte urbana pela cidade de São Paulo entre os meses de abril e junho. A chamada é exclusiva para pessoas residentes na cidade […]

 

As inscrições vão ocorrer até o dia 23 de abril.

Estão abertas as inscrições para o URBANAS, projeto que vai selecionar 6 artistas – individuais ou coletivos – para produzir instalações de arte urbana pela cidade de São Paulo entre os meses de abril e junho. A chamada é exclusiva para pessoas residentes na cidade de São Paulo, com experiência na criação de grafite, estêncil, lambe-lambe, dentre outras. Os candidatos deverão apresentar documentação comprobatória da sua atuação nas artes urbanas por meio de portfólio e croqui da intervenção que será realizada. A data limite para envio das inscrições é 23 de abril.

Para participar, os artistas deverão preencher o formulário de inscrição disponível no site https://urbanas.benditaprosa.com.br/ e anexar os croquis (esboço), pautados nos seguintes temas: Educação, Diversidade, Sustentabilidade, Cultura Afro, Cultura Indígena e Feminino. O projeto oferecerá cachê aos artistas e pagamento de todos os custos para a produção da obra. O valor do cachê será pago em duas parcelas, sendo a primeira antes do início do trabalho e a segunda até uma semana após a conclusão da obra. 

ONDE ESTARÃO AS OBRAS?

As regiões que receberão os trabalhos estão distribuídas por diferentes territórios periféricos:

:: Associação Cultural Quilombaque

Perus (Zona Noroeste)

:: Associação Cultural São Matheus em Movimento (FAVELA GALERIA)

São Matheus (Zona Leste)

:: Ocupação Cultural Mateus Santos

Ermelino Matarazzo (Zona Leste)

:: EE Professor Célio Benedito de Siqueira

Jardim Gaivota (Zona Sul)

:: Casa Moisés Tomás Aquino

Parque Brasil (Zona Sul)

:: Ocupação Cultural Koragem

Conjunto José Bonifácio (Zona Leste)

OS CURADORES

Os trabalhos enviados serão selecionados por um time de artistas, conheça-os:

Soberana Ziza

Regina Elias, a Soberana Ziza, é multiartista da zona norte de São Paulo, do Jardim Peri Alto. Desde 2006, expõe seus trabalhos em intervenções urbanas e galerias a partir de uma pesquisa estética sobre negritude e feminino com uma abordagem afrofuturista. Já levou a sua arte para os Estados Unidos e a Alemanha. Sua pesquisa mais recente é dedicada a investigar o apagamento negro na cidade de São Paulo, ocupando e reivindicando as histórias negras tendo a figura da mulher como condutora dessa nova história. Ziza absorve os significados e histórias milenares transmitidas através das estampas e padronagens presentes nos tecidos africanos, inserindo estes saberes em murais. Seu trabalho une história, ancestralidade e arte contemporânea na busca pelos caminhos trilhados por seus ancestrais, representando a atuação do povo negro em diferentes setores como nas Artes, Engenharia e Medicina.

Tim

Wellington Neri, o Tim, é artista, produtor cultural, educador e agente marginal – que age a partir da margem. Desenvolve pesquis’ações nas artes, ecologia e processos pedagógicos. É um dos integrantes do Imargem, iniciativa multidisciplinar que une arte e meio ambiente, e tem o propósito de instigar a reflexão sobre os potenciais e problemas da sociedade a partir das periferias (margens) até o centro da cidade.

Meduza

Meduza com Z, Renata Santos, é  grafiteira,  mulher preta, periférica,  pedagoga, ativista, defensora dos direitos humanos, capoeirista e articuladora cultural. Realiza há mais de 27 anos intervenções ligadas à arte urbana nas periferias da Cidade de São Paulo, ora espalhando o colorido do grafite, ora mandando um recado contundente no pixo. Por isso ela se identifica com o “grapixo”.  Formou-se pedagoga e atuou como educadora em projetos sociais voltados à defesa dos direitos da criança e do adolescente. É precursora de  projetos socioculturais e educativos, foi integrante do extinto Cedeca Casa 10, do Ipiranga, reduto de militantes do hip hop.

Como parte do projeto, o Urbanas vai oferecer de forma aberta e gratuita a toda comunidade interessada 12 oficinas de arte urbana, com foco nas técnicas de grafite e muralismo. Dez delas já estão marcadas e serão realizadas a partir do dia 10 de abril no Clube da Turma, no Jardim Ângela, na zona sul da cidade de São Paulo, em dois horários, das 9h às 11h e das 14h às 16h. Mais informações serão disponibilizadas em breve no site do projeto e também no perfil @bendita_prosa_ no Instagram.

URBANAS é uma realização da Bendita Prosa, viabilizado com patrocínio da META através do Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais da Secretaria Municipal de Cultura Prefeitura de São Paulo.

SERVIÇO URBANAS

Prazo final para inscrição: 23/04/2023

Link para informações e edital: https://urbanas.benditaprosa.com.br/

Dúvidas: contatourbanas@benditaprosa.com.br