
por Redação PerifaCon
Terceira Temporada de Invencível: O Que Esperar?
Animação estreia com um bom equilíbrio entre cenas sutis e embates sangrentos

Por Willian Rodrigues
“Invencível” começou a ser transmitido em uma época em que as séries e desenhos para adultos se popularizaram para além de seu nicho. Tal como visto em The Boys, a animação foca bastante em cenas impactantes, com muito sangue na tela, a fim de chocar o público. Mas a obra, baseada nos quadrinhos de Robert Kirkman, vai além do estereótipo sangrento e se coloca como um paradigma a ser seguido por outros produtos baseados em super-heróis, ganhando traços que a distanciam até mesmo de sua fonte.
A terceira temporada mostra que os erros cometidos anteriormente, ao não entender que a transposição de uma mídia para outra precisa de mudanças que se conectem ao público, foram assimilados, mas a série ainda persiste em não ampliar o vasto universo criado por Kirkman. Se o público teve sentimentos mistos ao ver Invencível mencionar o Homem-Aranha na segunda temporada, mas não mostrá-lo de fato, o distanciamento continua a crescer pouco a pouco com o passar dos episódios e, agora, parece claro que alguns campos festejados nos quadrinhos não devem acontecer.

Savage Dragon (ao centro), Brit e Homem-Lobo (ambos à esquerda) participam do resgate dos herois nos quadrinhos (Foto: Reprodução/Image Comics)
Um exemplo dos caminhos tomados pela série da Amazon é o resgate dos heróis após o sequestro do Doutor Sísmico. Enquanto a série focou no Asa Negra, que chega com um exército de robôs reanimados, nos quadrinhos, os Guardiões Globais se juntam ao grupo em uma típica cena ao estilo Marvel e DC. Assim, heróis como Savage Dragon, Brit e Homem-Lobo estão bem presentes nas fileiras de heróis, contribuindo para tornar o universo de Invencível mais rico e menos centralizado no protagonista.
Nem tudo são críticas, entretanto. A terceira temporada também mostrou que os produtores de Invencível estão preocupados em expandir cenas e tratá-las com o cuidado necessário. Assim, alguns núcleos que poderiam passar despercebidos receberam um tratamento mais detalhado, como no terceiro episódio da nova temporada.

O irmão de Mark cresceu, e agora também quer ser um herói (Foto: Divulgação/Amazon)
Entre erros e acertos, a nova temporada confirma o sucesso da série de herói, que não perdeu fôlego, mesmo com tantas obras baseadas em heróis “sanguinários” lançadas nos últimos anos. Desta vez, não haverá hiato entre os episódios. A Amazon deve disponibilizá-los semanalmente até o dia 13 de março, quando será lançado o oitavo e último episódio.
A terceira temporada de Invencível mantém o sucesso da série, equilibrando ação impactante e desenvolvimento narrativo. A adaptação segue se distanciando dos quadrinhos, ajustando elementos para conectar melhor com o público. Apesar de limitar a participação de alguns personagens, a série expande cenas e traz mais cuidado nos detalhes. Os episódios serão lançados semanalmente até 13 de março no Amazon Prime Video.