Banner 6 junho, 2023
por Redação PerifaCon

Taika Waititi diz que está cansado do discurso de diversidade em Hollywood

Diretor diz que a indústria ainda não entendeu o que significa 'representatividade'

 

Taika Waititi é considerado um dos melhores diretores da atualidade e conquistou ainda mais o publico após dirigir os dois últimos filmes do Thor na Marvel Studios.

Além disso, ele é bastante engajado quando se fala em representatividade nos cinemas, mas recentemente ele fez uma crítica a mídia dizendo que está cansado de ser questionado sobre a diversidade.

Durante o evento Raising Our Voices do The Hollywood Reporter, Taika disse que a industria não sabe o que significa a palavra diversidade, levantando pontos bem interessantes:

Acho que a palavra ‘diversidade’ está errada. Acho que a ideia de diversificação da tela não está certa, porque na verdade está confundindo todo mundo e o que está acontecendo é que estamos confundindo isso com: ‘Temos que incluir uma pessoa de todas as raças, de todos os antecedentes e de todas as partes da experiência humana em cada show ou tudo o que fazemos.’ Isso não é realidade. E não é autêntico.

O ator continua dizendo que não é diversidade ter apenas um ator não branco na tela, a história precisa ser contada e representada por pessoas não brancas:

Eu não quero ver um personagem polinésio na sua série. O que eu quero é ver algo controlado por polinésios, histórias polinésias escritas e feitas por uma pessoa polinésia. Quando fazemos nossas coisas, não temos um showrunner branco para nos dizer as regras e como fazer as coisas. Vamos descobrir e descobrir a estrutura da história à nossa maneira, a partir de nossa própria experiência.

Taika também diz que pessoas não brancas e de origens sub-representadas não devem responder perguntas sobre diversidade:

Pare de nos perguntar o que fazer, como consertar as coisas, certo? Estou tão cansado disso, da conversa sobre diversidade, inclusão, todas as conversas. Isso não vai acontecer em dois anos, não vai acontecer em quatro anos. É uma longa jornada. Então vamos tropeçar, devemos tropeçar juntos – vocês fazem