Banner 11 agosto, 2024
por Redação PerifaCon

Saideira: Uma história inusitada sobre a cachaça 

O longa levou 14 anos para sair do papel e estreia no dia 8 de agosto em todas as salas de cinema do país.

 

Texto por Ester Raquel Silva Nascimento

Poucas coisas representam tão bem o Brasil quanto futebol, samba e cachaça. Sendo assim, “Saideira” é uma típica história sobre uma família com brigas por herança, tradições e carinho entre irmãs. 

Na direção de Pedro Arantes e Júlio Taubkin, a trama é uma grande homenagem às suas avós dando um tom bem familiar à produção e à cultura tradicional de tomar uma última bebida antes de deixar um estabelecimento. Isso se comprova quando o filme se inicia com uma frase icônica do Papa Francisco. 

“O brasileiro não tem salvação. É muita cachaça e pouca oração.”

A dupla de irmãs, Penélope (Luciana Paes) , uma famosa cachaçologa e Joana (Thati Lopes),a mais nova, que é cheia de sonhos. Ambas precisam lidar com as suas diferenças causadas pelos 10 anos de distância que passaram em cidades e vidas diferentes. Enquanto estão na caça de uma lendária cachaça deixada pelo avô Honório (Tonico Pereira), um personagem que tem poucos minutos de tela, mas rouba a cena. Mas essa não será uma tarefa nada fácil, essa busca inicia uma clássica road trip com belas paisagens e ótima fotografia, passando por lugares como São Tomé Das Letras, Tiradentes e outros cartões postais brasileiros. 

Nessa aventura  as personagens vão se redescobrir e se aproximar, ao vivenciar experiências intimistas de conexão com a sua história e passado. Regada a uma boa trilha sonora, o longa-metragem desperta sensações e emoções para toda a família se identificar, na hora de prestigiar o cinema nacional. 

Com um elenco de peso, o filme é uma ótima pedida para quem quer se distrair nessa comédia dramática, que chega até a flertar com suspense, mesmo que sempre com altas doses de humor.  

“Saideira” esta disponível no cinemas