por Raphael Guimarães
Ranqueando os personagens de futebol da Turma da Mônica
Pelezinho, Ronaldinho Gaúcho e Neymar Jr. No gibi, quem é o campeão? Não é exagero dizer que Mauricio de Sousa é o autor de quadrinhos mais popular do Brasil. É praticamente impossível encontrar alguém que não tenha aprendido a ler com os gibis da Turma da Mônica, que não se divirta com as histórias do […]
Pelezinho, Ronaldinho Gaúcho e Neymar Jr. No gibi, quem é o campeão?
Não é exagero dizer que Mauricio de Sousa é o autor de quadrinhos mais popular do Brasil. É praticamente impossível encontrar alguém que não tenha aprendido a ler com os gibis da Turma da Mônica, que não se divirta com as histórias do atrapalhado Chico Bento ou que não tenha ao menos folheado algumas edições de Turma da Mônica Jovem.
Tão presente no subconsciente brasileiro, seria impossível que uma das paixões brasileiras não fosse personagem constante no trabalho de Mauricio: o futebol.
Em diferentes épocas, três jogadores de futebol foram homenageados com um personagem de Mauricio de Sousa: Pelé, Ronaldinho Gaúcho e Neymar Jr. Mas qual deles tem as melhores histórias? Nessa lista, colocaremos os personagens em ordem crescente do pior ao melhor. Vamos nessa!
3º lugar – Neymar Jr.
.
O mais recente da lista, infelizmente, também é o que menos caiu na graça da galera. Com uma revistinha que durou poucos números (segundo o Mauricio, por conta da ida do jogador para o Barcelona). Sem nunca interagir com os personagens tradicionais da Turma, Neymar Jr. aparecia sempre ao lado de seus pais, sua irmã e seu coelho de estimação. Embora não tenha feito muito sucesso nos gibis, rendeu uma série de curtas animados lançada na Copa de 2014.
2º lugar – Pelezinho
O primeiro de todos. Criado em 1977 para homenagear Pelé, o Pelezinho surgiu em uma época em que os gibis de Mauricio de Sousa estavam no auge de sua criatividade. O humor era bobo (no bom sentido) e recheado de personagens originais que se aproveitavam da temática de futebol para render histórias repletas de energia. O grande defeito de Pelezinho está em seu visual. A forma como sua boca era desenhada (e a de outros personagens também) seguia estereótipos racistas de desenhos animados típicos dos anos 30, 40 e 50. Não é a toa que em 2013 a MSP mudou oficialmente o visual do personagem para um que não fosse problemático (o usado atualmente).
MENÇÃO HONROSA – As histórias tradicionais de futebol
.
Os personagens inspirados em jogadores possuem o seu valor, com certeza. Mas nada é tão interessante quanto as histórias em que os personagens com os quais já estamos acostumados jogam uma boa e velha partida de futebol. Tem espaço para geral jogar (inclusive a Mônica e a Magali já jogaram bastante futebol nesses mais de quarenta anos de gibis) mas são normalmente os meninos que estrelam as historinhas de bola, como Cebolinha, Cascão, Xaveco, Jeremias, Franjinha, Nimbus e Titi (é, todos menos o Do Contra, por motivos óbvios).
1º lugar – A Turma do Ronaldinho Gaúcho
De longe, Ronaldinho é o personagem de Mauricio inspirado em jogadores com a mitologia mais completa. Inicialmente, Ronaldinho morava no Bairro do Limoeiro e interagia com Cascão, Cebolinha, Mônica e todas as outras crianças limoeirenses. Logo isso mudou (uma pena) e Ronaldinho passou a ter suas histórias passadas no Sul do Brasil, interagindo com seu núcleo próprio de personagens que se inspirava em pessoas reais (como a mãe de Ronaldinho e seu irmão Assis, também jogador de futebol) e com outras figuras originais como os cachorros Bala e Bola e seu fã Diego. Além disso, as histórias do Ronaldinho ficaram tão populares que renderam uma série animada baseada em suas aventuras, tão divertida quanto os próprios gibis.