por Redação PerifaCon
Editora Mino inicia uma nova edição do ‘Narrativas Periféricas’, iniciativa que inseriu novos talentos para dentro do mercado editorial brasileiro
O projeto Narrativas Periféricas surgiu com o intuito de dar voz a autores e autoras de quadrinhos da periferia da grande São Paulo. Nascido em 2019, como uma iniciativa da Editora Mino, teve uma exitosa primeira edição na qual formou e publicou seis artistas negros e periféricos da região, dando a eles e elas visibilidade […]
O projeto Narrativas Periféricas surgiu com o intuito de dar voz a autores e autoras de quadrinhos da periferia da grande São Paulo.
Nascido em 2019, como uma iniciativa da Editora Mino, teve uma exitosa primeira edição na qual formou e publicou seis artistas negros e periféricos da região, dando a eles e elas visibilidade e inserção no mercado. As obras lançadas em março de 2020 levaram o troféu de projeto editorial do ano na mais importante premiação da área no mercado brasileiro.
Em 2022 o projeto retorna com uma nova edição. A seleção final aconteceu no dia 14 de março, no qual foram selecionados 12 finalistas, de uma lista de mais de 150 inscritos. A nova turma terá sua aula inaugural no dia 28 de março, às 19h, na sede da Editora Mino, onde haverá um encontro dos novos alunos e alunas com os autores e autoras firmados da primeira edição.
Narrativas Periféricas consiste num projeto que engloba uma formação dada através de aulas ministradas por Janaína de Luna, editora-chefe da Mino, e Pedro Cobiaco, premiado autor de HQs, visando abarcar conhecimentos gerais e específicos dos aspectos técnicos, criativos e mercadológicos do fazer quadrinhos. A intenção é preparar os alunos e alunas para ingressarem no mercado como autores e autoras formados e profissionais capacitados. No final do processo, cada um dos quadrinistas desenvolve uma obra junto à editora. Os livros serão publicados individualmente e integrados ao catálogo da Mino, passando a circular por todo o Brasil.
A base do curso segue sendo as mais de 40 aulas dadas por Janaína de Luna e Pedro Cobraico, que agora contam também com aulas magnas de nomes consagrados no meio dos quadrinhos, dentro e fora do pais, a exemplo de Rafael Grampá, Ivan Reais, Ferréz, Shiko, Alcimar Frazão e João Azeitona, além de aulas de modelo vivo. Também serão fornecidos aos selecionados uma bolsa mensal e um acervo de obras para as suas bibliotecas individuais de referência.
As aulas ocorreão semanalmente no bairro de Pinheiros (SP). Também serão transmitidas ao vivo por meio virtual através das redes sociais da Editora Mino, ajudando assim na formação de autores de todo o Brasil que participam através de chat, oferecendo ainda mais substância ao projeto.
Desde sua edição inaugural, o Narrativas Periféricas traz pluralidade para dentro de um mercado editorial carente de vozes dissonantes. O projeto de formação e publicação vem ao encontro de um anseio de parte da sociedade que deseja que as histórias sejam contadas por pontos de vista diferentes do que comumente tem o poder de contá-las, e assim expandir o imaginário deste.
A segunda edição do projeto Narrativas Periféricas acontece com apoio do Governo do Estado de São Paulo, através do ProAC, e conta com parceria da PerifaCon e da Chiaroscuro Studios.