Banner 13 junho, 2022
por Talita Lopes

Quem é Kate Bush? Os sucessos da cantora na trilha sonora dos seriados

Kate Bush alcançou seu auge de sucesso ainda nos anos 1980 e se estendeu até os anos 1990. Sua voz e estilo um tanto quanto teatral conquistou uma geração de pessoas, mantendo-a altamente reverenciada, influente e aclamada. E isso não é à toa, não é? Apesar de ela já ter sido um grande sucesso mundial, […]

 

Kate Bush alcançou seu auge de sucesso ainda nos anos 1980 e se estendeu até os anos 1990.

Sua voz e estilo um tanto quanto teatral conquistou uma geração de pessoas, mantendo-a altamente reverenciada, influente e aclamada. E isso não é à toa, não é? Apesar de ela já ter sido um grande sucesso mundial, Bush não realiza mais nenhum tipo de show desde 1979, mas ela sempre será lembrada por ser uma artista incrível, com uma ótima ideografia, músicas e letras simbólicas. E claro, uma artista com uma obra atemporal.  

Nascida no Reino Unido em 1958, sua carreira na música começou na década de 1970, descoberta pelo guitarrista e vocalista da banda de rock Pink Floyd, David Gilmour. Ele ajudou Kate com suas gravações e anos depois ela estreou o seu primeiro álbum, que conta com um sucesso absoluto chamado Wuthering Heights que, posteriormente, virou tema de um livro e diversos filmes. 

Sabemos que hoje as rádios não tocam mais sucessos antigos, assim será difícil ver um hit dos anos 1980 liderando a parada global do Spotify. E com essa onda de streaming, apenas grandes estúdios e fãs que se unem para dar as famosas views, que estão no topo das paradas e dificilmente um sucesso chega de uma forma tão orgânica até ali. 

Mas é aquele ditado: difícil, mas não é impossível. E foi assim que Running Up That Hill alcançou as paradas e desbancou nomes da alta, como Harry Styles, depois de tocar em um episódio de Stranger Thing, série da Netflix que é um sucesso absoluto entre os adultos e jovens, e que desde o lançamento da quarta temporada, está primeiríssimos lugar nos mais assistidos de todo o mundo.   

Running Up That Hill foi lançada há 37 anos e a faixa caiu no gosto do público mais jovem que chegou ao topo do ranking global do Spotify, que hoje é a mais popular plataforma de streaming de música no mercado, seguido pelo iTunes.  

Kate Bush, que agora tem 63 anos, se manifestou com a notícia:  

Vocês devem ter ouvido que a primeira parte da nova e fantástica temporada da série ‘Stranger Things’ foi lançada recentemente na Netflix. A trilha inclui a música ‘Running Up That Hill’, que está recebendo um novo sopro de vida pelos jovens fãs que amam o show – eu também amo! Por causa disso, ela está novamente nas paradas em todo o mundo, incluindo o 8º lugar no Reino Unido. É tudo muito emocionante! Muito obrigado a todos que apoiaram a música. 

E um pouco mais de felicidade adicionada a história para uma artista que merece muito o lugar que conquistou. Em um anuncio oficial da Billboard, Running Up That Hill se torna a primeira música, composta, produzida e cantada por uma única artista a entrar no top 10 da Billboard US desde 2018!  

E sabe aonde mais você já ouviu uma de suas músicas ilustrando um momento especial na TV além de Stranger Things?! Segue essas séries que também famosíssimas que incluíram suas faixas em sua trilha sonora: 

The Handmaind’s Tale: 3ª temporada – Episódio 11

Música: Cloudbusting do álbum Hounds of Love (1985)  

As marthas trabalham juntas para limpar o quarto após o assassinato de um dos grandes nomes no meio de Gilead e June Osborn veste sua roupa de aia com uma grande satisfação. Para quem acompanha THT, sabe que foi um momento totalmente fod* para a série. Todo mundo adora os carões da Elisabeth Moss quando ela simplesmente faz algo incomum. Definitivamente a música trás uma grande sensação de satisfação também para o encerramento do episódio.  

POSE: 1ª Temporada – Piloto

Música: Running Up That Hill do álbum Hounds of Love (1985) 

A música toca em um momento intimo entre Angel e Stan e ela declara que aquela música será a música que define o momento somente deles. Acontece que Stan é um homem casado e Angel pode sair muito machucada dessa aventura.  

The Handmaind’s Tale: 2ª temporada – Episódio 1

Música: This Woman’s Work do álbum The Sensual World (1989) 

E novamente Kate Bush ilustrando um momento de muita tensão, e novamente em THT, dessa vez, quando todas as aias quase foram enforcadas em uma punição. A cena é triste e forte e a música deixa o momento ainda mais apreensivo.  

The Vampire Diaries: 1 Temporada – Piloto

E é claro que a própria Running Up That Hill já foi trilha sonora e fez parte de muitas e muitas outras séries, inclusive, algumas regravações também fizeram muito sucesso, como na voz da banda Placebo, que regravou a música para a trilha sonora de The Vampire Diaries logo no primeiro episódio da série!