por Redação PerifaCon
Podcast Manda Notícias estreia nova temporada com foco na cultura periférica
Iniciativa jornalística criada no Capão Redondo para combater as fake news no início da pandemia, chega a 5º temporada em formato videocast e nova apresentadora
Com o intuito de levar informação de qualidade para a Zona Sul de São Paulo, o podcast Manda Notícias lança a 5º temporada em estilo diferente e inédito. O programa, criado pela jornalista Gisele Alexandre em 2020, surgiu com a urgência de combater a desinformação sobre a Covid-19 enviando áudios com notícias importantes e checagens jornalística, formato que ficou conhecido como “zapcast”, já que era distribuído e gratuitamente para quase 1 mil pessoas pelo WhatsApp.
Rapidamente, a iniciativa ganhou destaque sendo noticiada por veículos nacionais e internacionais, se tornando um das únicas iniciativas criadas durante a pandemia que se mantém rompendo as bolhas de audiência nos meios de comunicação digitais, por meio de soluções criativas e inovadoras.
“Quando criei o projeto, minha intenção era alcançar os moradores de favelas e de áreas vulneráveis que, naquele momento, estavam sofrendo mais com os efeitos da pandemia. Um tempo depois, eu percebi que além de notícias do cotidiano, era importante levar cultura aos ouvintes, foi quando criamos o quadro Manda Cultura, que trazia entrevistas de fazedores de cultura periférica para dentro do podcast”, conta Gisele Alexandre.
O Manda Cultura, que nas temporadas anteriores era um quadro do programa, passou a ser um dos episódios mais ouvidos. Entre as personalidades entrevistadas estiveram Binho, fundador do Sarau do Binho, e a escritora Helena Silvestre, autora do livro ‘Notas sobre a fome’ e obra que foi finalista do prêmio Jabuti de 2020. Em 2023, o Manda Cultura ganhou uma temporada inteira. Já foram entrevistados artistas locais ainda pouco conhecidos como o artista plástico Beto Silva idealizador do espaço cultural NuCapão, a poeta Karen David autora do livro ‘Tinha perigo na curva do seu sorriso’, e o romancista Ferréz, conhecido como o criador da literatura marginal com o livro ‘Capão Pecado’, entre outros nomes.
“Animada em saber que vocês estão olhando pra nós aqui da Zona Sul! A gente não tem muita dimensão de onde o nosso trabalho chega, né?”, respondeu Jenyffer Nascimento, cronista e poeta vinda de Pernambuco direto para a Zona Sul de São Paulo, ao ser convidada para ser uma das entrevistadas no programa.
A declaração ilustra bem a sensação de prestígio dos artistas da quebrada, ao serem convidados. O propósito do Manda Cultura é ampliar a voz de quem faz arte nas periferias, dando protagonismo a esses fazedores a fazedoras de arte, por meio de suas histórias de vida e inspirações.
Videocast com nova apresentadora e cenário especial
O novo formato do programa buscou se diferenciar e trazer novidades para os ouvintes. Hoje, em videocast, o Manda Cultura chega com estilo, criatividade e tecnologia. Muito além de espalhar cultura para o território e dar visibilidade aos artistas que não têm espaço na imprensa tradicional, a nova temporada aborda temas importantes de forma transversal, tais como a violência de gênero, o racismo estrutural, o machismo, a violação de direitos humanos, entre outras pautas essenciais para sociedade.
Outra novidade é que agora a apresentação do podcast é feita por duas jornalistas. Gisele Alexandre, fundadora do projeto, e Beatriz Monteiro, uma jovem comunicadora do Capão Redondo que vem trazendo um olhar da juventude e contribuindo para construção de uma narrativa plural e diversa.
“É uma honra estar ao lado da Gisele para apresentar a nova temporada do Manda Notícias. Um desafio enorme, mas com uma causa que eu acredito que irá aquecer, fomentar e movimentar toda a classe artística do território” pontua Beatriz Monteiro, de 21 anos, moradora do Capão Redondo e nova apresentadora do podcast.
O Manda Notícias, que agora conta com sua produtora própria, a Pauta Periférica, é gravado no estúdio Dois Neguin Filmes, uma produtora de audiovisual independente e periférica localizada no Campo Limpo, iniciativa parceira do projeto. O espaço do estúdio reservado para o programa, ganhou uma roupagem especial e única. O cenário é composto por um painel com grafite com o logo do podcast, criado pelo artista Beto Silva, uma estante cheia de livros de autores periféricos e, além disso, conta com telas e esculturas rotativas de artistas da Zona Sul, tornando o ambiente uma verdadeira exposição de arte periférica.
A temporada Manda Cultura foi contemplada pela 7º Edição do Programa de Fomento à Cultura da Periferia da Cidade de São Paulo da Secretaria Municipal de Cultura.
Sobre o Manda Notícias
“Leva informação de qualidade e promove a cultura periférica na Zona Sul de São Paulo”, esse é o slogan do Manda Notícias, um podcast criado pela jornalista Gisele Alexandre, da periferia do Capão Redondo, que se tornou referência no jornalismo local brasileiro. Um dos primeiros podcasts de notícias do Brasil com foco no público que mora nas periferias e favelas de São Paulo, foi lançado em 23 de março de 2020, durante a quarentena provocada pela pandemia, com a proposta de produzir conteúdos relacionados à Covid-19, não apenas tratando de temas relacionados à prevenção da doença, como também refletindo sobre os impactos econômicos e sociais causados aos mais pobres durante o período de isolamento social e, principalmente, combatendo a desinformação com checagens jornalísticas de conteúdos falsos disseminados nas redes sociais. Utilizando um formato que ficou conhecido como “zapcast”, a iniciativa levava informações diretamente e gratuitamente a quase 1 mil pessoas pelo WhatsApp. Atualmente, o programa segue o formato de videocast, e tem como foco dar visibilidade aos artistas, coletivos e movimentos culturais que atuam nos distritos do Capão Redondo, Campo Limpo, Jardim Ângela, Jardim São Luís e adjacentes, que não alcançam as mídias tradicionais em suas divulgações.