por Redação PerifaCon
Personalidades negras terão homenagens em cemitérios de São Paulo
Visitas gratuitas irão acontecer para celebrar o mês da Consciência Negra
Em celebração ao mês da Consciência Negra, visitas mediadas gratuitas serão realizadas nos cemitérios Araçá e São Paulo neste fim de semana (23 e 24). A iniciativa é promovida pela concessionária Cortel SP, em parceria com a historiadora Viviane Comunale e o pesquisador Thiago de Souza, criador do perfil “O que te assombra?”. Os passeios convidam o público a revisitar a história da cidade por meio de obras de arte e homenagens a figuras negras de destaque.
Destaques das visitas
Cemitério Araçá
- Data: Sábado, 23 de novembro
- Horário: 15h30
- Endereço: Avenida Doutor Arnaldo, 666 – Pacaembu
O projeto “Araçá e Suas Vozes” apresentará a história de um dos cemitérios mais antigos de São Paulo, inaugurado em 1897. Entre os homenageados, está Dener Augusto Sousa (1971-1994), ex-jogador de futebol da Portuguesa e da seleção brasileira, cuja trajetória inspira gerações.
Além de Dener, o Cemitério Araçá abriga obras de renomados artistas, como Victor Brecheret e Eugênio Prati, e é o local de descanso de figuras como as atrizes Cacilda Becker e Nair Bello, além do empresário Assis Chateaubriand.
Cemitério São Paulo
- Data: Domingo, 24 de novembro
- Horário: 10h30
- Endereço: Rua Cardeal Arcoverde, 1250 – Pinheiros
Já o projeto “Necrópole São Paulo e Suas Vozes” destaca a história de Jacinta Maria de Santana (c.1870-1900). Mulher negra que teve seu corpo explorado para estudos no início do século XX, Jacinta só recebeu um sepultamento digno 29 anos após sua morte. Sua memória foi resgatada pela historiadora Suzane Jardim, trazendo à tona uma história de resistência e luta contra o racismo.
Inaugurada em 1926, a Necrópole São Paulo também é conhecida por suas esculturas de artistas como Victor Brecheret e Galileu Emendabili.