Banner 30 julho, 2024
por Redação PerifaCon

Perifacon 2024: Como foi o bate papo “A Moda na Cultura Pop”?

A conversa teve os temas: periferia na moda, influências da cultura geek e como a nossa imagem é uma forma de comunicação com o mundo.

 

Texto por: Gabriel Henrique dos Santos

A Afro Kpopper, Érica Imenes, comandou neste sábado (28) o bate-papo sobre “A Moda na Cultura Pop”. Com a participação de Sarah Evelin, fundadora do @pretxsnamoda, e Dário Mittmann, designer de moda e estilista, a Perifacon 2024 pode conhecer um pouco mais desse universo. 

A cultura pop virou mainstream, mas existe cultura pop sem moda? Dário conta que muito do seu trabalho tem inspirações nos animes e videogames que jogou na infância e sua primeira coleção foi a “Yokais in Wonderland”, inspirada na cultura japonesa e em “Alice no País das Maravilhas”. Já para a formada em marketing, Sarah Evelin o que via em clipes e programas da MTV a levaram a área da comunicação. 

A moda é como a gente conversa a partir da imagem, estilo e identidade. Mas Sarah, em alguns espaços com certos tipos de  modelo de elegância, se questionava: “Cadê as pessoas parecidas comigo? Também existe moda na periferia. A tida “alta costura” também pode ser encontrada facilmente nas escolas de samba”, ressalta Sarah. 

Os participantes também trouxeram para a conversa questionamentos sobre o preconceito que a moda periférica e cultura pop sofrem. Outro ponto foi como a moda é passageira, afinal, uma coisa que é relevante hoje, pode não ser amanhã e não deveria ser preciso a Billie Eilish começar a usar o estilo usado no Hip-hop para começarmos a valorizar. Como disse Dário: “Démodé é dizer que algo não está na moda”.