Banner 17 agosto, 2023
por Redação PerifaCon

PerifaCon 2023: Turmalina Nogueira, Flávia Gasi e Tainá Felix conduzem papo sobre a política nos games na abertura do espaço de Bate Papo do evento

Bate-papo trouxe questões importantes sobre o comportamento das pessoas em relação a videogames.

 

Os corredores do Centro de Formação Cultural da Cidade Tiradentes já pulsavam na manhã do último domingo de julho (30) quando a sala de Bate Papo da terceira edição da Perifacon teve seu início com um debate que tem tudo a ver com a convenção geek das favelas. 

Assim como a própria Perifacon por si só já é um ato político, nada mais justo do que separar um espaço para falar sobre um tema que desperta o interesse de pessoas de diversas classes sociais e gera reflexões políticas acerca de sua função na sociedade e o comportamento de quem os tem por hobby ou até mesmo por profissão: os games. 

Para falar sobre o assunto, tivemos a participação da mediadora Turmalina Nogueira (designer, produtora cultural, streamer e uma das criadoras da Perifacon), Flávia Gasi (diretora de narrativas, pesquisadora e autora) e Tainá Felix (atriz, produtora cultural e desenvolvedora de games).

Turmalina e Flávia são partes importantes no desenvolvimento de uma pesquisa inédita sobre o comportamento de gamers no Brasil, a Identidade Gamer, realizada pela Purpose através do Laboratório de Impacto Gamer, enquanto Tainá Felix é uma das responsáveis pelo Game e Arte, projeto de atividades socioeducativas e desenvolvimento de afrogames. 

Com tanta bagagem e vivência na comunidade gamer, o papo fluiu de forma descontraída, porém assertiva, na sala de Bate Papos sobre a troca de vivências e como nossos valores e moral estão presentes nesses locais, desde uma simples escolha de tema de um game até a forma como o conduzimos durante o processo de diversão e reflexão, nosso comportamento na condução do mesmo e como os abordamos fora do espaço de entretenimento.

Como pesquisadora, Flávia Gasi aponta que “um estudo aprofundado sobre o comportamento das pessoas com os videogames auxilia na transformação dos espaços, os tornando mais progressistas e democráticos”. 

Logo, “os espaços de games são um espaço de discussão política”, como aponta Turmalina. Assim, podemos identificar como é o lugar que construímos nele fora de um senso comum em que se trata deste assunto ainda com um viés extremista em seus debates e elitizado em seu alcance. 

Para Tainá, desenvolvedora de jogos, “todo nosso consumo é político e a experiência em videogames cria uma noção de comportamento fora deles, principalmente fora, por isso, pensar política também é criar um estilo de jogo que vai rodar em vários formatos, inclusive no computador e no celular mais popular de quem não tem condição de bancar algo mais caro, atingindo diversas camadas sociais”. 

Ao final, fica a reflexão de que, ainda que se tenha a ideia de que um game é só um joguinho para passar tempo e distrair a cabeça de obrigações cotidianas, pensar fora dessa caixinha se torna cada vez mais importante pois seu consumo é um divisor de água na vida das pessoas e também necessário, seja para entrar no vasto universo de histórias que desenvolvedores de jogos nos apresentam ou para pensarmos em algo como em políticas públicas que façam com que estes espaços tenham mais poder discussão, acesso e desenvolvimento social. 

Pesquisa sobre Identidade Gamer

O Laboratório de Impacto Gamer (LIGA) é um projeto da Purpose Brasil – organização global que cria campanhas de mobilização e comunicação para apoiar mudanças de políticas públicas e narrativas –  e visa construir uma realidade mais justa e democrática para quem consome videogames por meio de participação social e combate a discursos extremistas. 

São desenvolvidas na LIGA pesquisas e monitoramentos a partir de estudos aprofundados das comunidades gamer; engajamento e articulação entre criadores de conteúdo, streamers, mídia de games e jogadores visando potencializar vozes democráticas da indústria, além de campanhas e iniciativas para promover debates sobre direitos sociais, repudiando posicionamentos extremistas. 

A importância do trabalho do Laboratório está na oportunidade de criação de estudos e debates para uma profunda transformação dos espaços gamers, gerando assim, consequentemente, um local seguro para a inclusão de pessoas negras, mulheres, indígenas, população LGBTQI+, periferia e afins. 

Em junho de 2022, a LIGA realizou a Identidade Gamer, uma pesquisa sobre o perfil de comportamento e percepções políticas de jovens que jogam videogame buscando entender o perfil dos mesmos. Você pode acessar o resumo e o conteúdo geral desta pesquisa clicando aqui


Texto por Amanda Esteves, da Redação Coletiva do Portal PerifaCon.