Banner 8 agosto, 2023
por Redação PerifaCon

Perifacon 2023: Jovem Nerd fala sobre cenário limitado da cultura pop e também sobre a evolução

O evento recebeu o criador de conteúdo Alexandre Ottoni que comentou sobre a importância da representatividade na cultura pop

 

Atualmente conhecido por ser um portal de notícias e entretenimento, o Jovem Nerd, foi criado por Alexandre Ottoni (o Jovem Nerd) e Deive Pazos Gerpe (o Azaghal). O site começou como um blog em 2002, porém, atualmente faz parte da Magazine Luiza.

Devido ao painel “De olho no NerdCast RPG”, mediado por Load e com participação de Jovem Nerd, o Portal Perifacon conseguiu uma rápida entrevista com Alexandre, onde foi questionado sobre a sua percepção e o que se pode esperar do mercado da cultura pop. O que eu quero é que a cultura pop se espalhe cada vez mais de uma forma inclusiva na periferia e tem sido tão positivo que tantas vozes diversas tenham sido apresentadas na cultura pop mainstream mesmo, sabe? Com todos os personagens diversos, com todas as culturas diversas e como isso fazia falta no mundo”.

Alexandre exemplificou relembrando o quanto a branquitude masculina se fez muito presente nos personagens de super-heróis no século 20, e como isso não representava todos os públicos. Aquele panteão de super-heróis homens brancos que dominaram no século 20 inteiro e como isso simplesmente marginalizava qualquer diversidade, né? Tipo, era algo muito feito para um público só, que eles consideravam que era o público economicamente ativo, e a gente sabe de todo o racismo estrutural, todo elitismo que existia em volta disso que, até mesmo, convencia os editores de que não haveria espaço para fazer algo fora dessa normativa, né?”.

Cenário promissor

JN também comentou sua percepção sobre o cenário atual da cultura pop. “Olha só o que a gente traz junto, né? Tanta paixão! Tantas vozes não são ouvidas! Tantas histórias fascinantes que não eram contadas, né? E a identificação, o empoderamento da pessoa da Periferia de se enxergar representada e na cultura mesmo com o geral”, disse ele.

Alexandre continua, dizendo que esse é o movimento que vê acontecendo mais intensamente agora no século 21 e que defende, principalmente por se tratar de como podemos incluir todas as pessoas nesse universo divertido da cultura pop

O PP também teve a oportunidade de perguntar se a empresa Jovem Nerd possui alguma iniciativa que emprega internamente ou facilita as oportunidades para criadores de conteúdos pretos e periféricos. Ottoni lembra que por fazerem parte da Magazine Luiza se tem a cultura da empresa de possuir mecanismos para Treinee que buscam a entrada e impulsionamento de pessoas negras em cargos importantes.


Texto por Giulia Cardoso, da Redação Coletiva do Portal PerifaCon