Banner 14 março, 2023
por Redação PerifaCon

Paramore reforça a conexão da banda com o público brasileiro

Acompanhamos um dos três shows esgotados da banda no Brasil. Em São Paulo, as águas de março seguiam firmes na noite do dia 11 de março, com uma chuva incessante. Mas sob as capas de chuva improvisadas, uma profusão de camisetas do Paramore eram vestidas orgulhosamente pela multidão de fãs que esperaram 9 anos pelo […]

 

Acompanhamos um dos três shows esgotados da banda no Brasil.

Em São Paulo, as águas de março seguiam firmes na noite do dia 11 de março, com uma chuva incessante. Mas sob as capas de chuva improvisadas, uma profusão de camisetas do Paramore eram vestidas orgulhosamente pela multidão de fãs que esperaram 9 anos pelo retorno da banda ao país.

O trio formado pela vocalista Hayley Williams, o guitarrista Taylor York e o baterista Zac Farro fizeram a primeira apresentação no Brasil da turnê Paramore in South America, parte da turnê do álbum This is Why, no dia 9 de março no Rio de Janeiro, e nos dias 11 e 12 em São Paulo. A última vinda ao Brasil foi em 2014, como parte do Festival Circuito Banco do Brasil, que também trouxe atrações como Kings of Lion e MGMT. A banda é um dos principais expoentes do rock dos anos 2000, com uma sólida base de fãs no país.

Nas quase duas horas de show, o Paramore passou por boa parte de sua discografia, destacando as canções do novo álbum This is Why, lançado em fevereiro deste ano. Com mais de 15 anos de carreira, era impossível cantar em tão pouco tempo todas as canções queridas pelos fãs, mas além de sucessos como The Only Exception, Hard Times e Still Into You, a banda incluiu canções que há muito não entravam em suas apresentações, como Playing God e I Caught Myself

O show de abertura ficou por conta da banda norte-americana Elke, que empolgou o público que aguardava o show principal. Ao subirem no palco, o Paramore abriu os trabalhos com a nova You First, mas em That’s What You Get era praticamente impossível ouvir a voz de Hayley, tamanha comoção do público. Como a própria Hayley disse, nem a chuva era capaz de parar o público brasileiro ou o Paramore. Antes de Ain’t it Fun e Caught in the Middle, a vocalista pediu para que todos mostrassem seus passos de dança – os melhores e os piores. Momento muito interessante do show é a apresentação de  Scooby’s In The Back, canção do Halfzone, projeto paralelo do baterista Zac Farro. Aqui era ele quem assumia os vocais enquanto Hayley tocava bongos. Impossível não lembrar dos shows do Foo Fighters, quando Dave Grohl assumia a bateria e o baterista Taylor Hawkins comandava os vocais.

Reprodução: Arquivo pessoal

Hayley esbanjou carisma e não economizou elogios e amor ao público, falando que a paixão dos brasileiros por música faz com que a banda se lembre sempre do porquê eles amam música. Ela perguntou em vários momentos quem ali estava vendo a banda pela primeira vez. No show do dia 11 a vocalista vestia uma camiseta da cantora britânica-nigeriana Sade,  e antes de cantar All I Wanted – canção de 2009 que foi tocada ao vivo pela primeira vez na atual turnê -, pediu para que todos ali “encontrassem dentro de si a Mariah Carey, a Sade, a Whitney Houston”, para ajudá-la a cantar.

Mas um dos pontos altos da atual turnê do Paramore é a volta do clássico Misery Business ao seu repertório ao vivo. Um dos primeiros sucessos da banda e das mais queridas dos fãs, em 2018 a banda havia anunciado que não mais apresentaria esta canção em seus shows por um verso que utiliza o termo “whore”, uma forma pejorativa de se referir a mulheres. Mas exatamente pela importância desta canção para a banda e para os fãs, eles decidiram voltar a apresentá-la. É neste momento que Hayley escolhe fãs da plateia para subirem ao palco e cantarem com a banda.

Com a canção This is Why, carro chefe do novo disco, a banda finaliza o show, com Hayley na grade junto aos fãs  – dos quais muitos chegaram ainda de madrugada ao local do evento, a fim de garantir o melhor lugar possível.

Duas horas não foram o suficiente para matar a saudade que o público brasileiro sente do Paramore. Nestes 18 anos desde o seu primeiro álbum, foram muitas as mudanças enfrentadas pela banda, experimentações de novos sons e construção de novos públicos. Mas mesmo com todas as mudanças possíveis e imagináveis, estes três shows deixaram ainda mais evidente a força e o impacto da banda no público brasileiro. Agora fica a expectativa de uma nova vinda do Paramore ao Brasil – que, segundo eles, não vai mais levar quase uma década para acontecer.

Setlist

1- You First

2- That’s What You Get

3- I Caught Myself

4- Playing God

5- The News

6- Ain’t It Fun

7- Caught in the Middle

8- C’est Comme Ça

9- Still Into You

10- The Only Exception

11- Pool

12- Rose-Colored Boy

13- Scooby’s in the Back

14- Hard Times

15- All I Wanted

Bis

16- Running Out of Time

17- Misery Business

18- This Is Why


Texto por: Leonardo Rodrigues

Redes sociais: @oledygaga (Twitter), @leodygaga (Instagram)