por Redação PerifaCon
Para celebrar o ANIVERSÁRIO DE LUIZ MELODIA, DIRETORA Brasileira traz documentário
Documentário "LUIZ MELODIA – NO CORAÇÃO DO BRASIL" estreia nos cinemas em 16 de janeiro, poucos dias após o que seria a comemoração dos 74 anos do artista.
Há 74 anos nascia, no Rio de Janeiro, Luiz Melodia, um cantor e compositor que marcou a história da música brasileira com sua poética singular e fusão inconfundível de ritmos. Chamá-lo de “único” não é exagero, segundo a jornalista Patrícia Palumbo, que, ao lado da diretora Alessandra Dorgan, idealizou o documentário “LUIZ MELODIA – NO CORAÇÃO DO BRASIL”.
“A obra dele pode ser vista e revista, ontem e hoje, e ela continua fazendo sentido. O que ele criou é gigantesco, um legado que permanece”, destaca Dorgan. O documentário, com estreia prevista para 16 de janeiro sob distribuição da Embaúba Filmes, promete resgatar a trajetória de um artista à frente de seu tempo.
Uma história atemporal e inspiradora
“A história dele é atemporal, não para de se repetir no Brasil”, afirma a diretora. “Um cara preto, do morro do Rio de Janeiro, vindo de uma família extremamente humilde, que sonhou viver da arte e foi atrás. Resistiu, foi íntegro quanto ao que acreditava e bateu de frente com quem achou que precisava. Sua história deixa muito para inspirar as pessoas, especialmente as novas gerações”.
“LUIZ MELODIA – NO CORAÇÃO DO BRASIL” não apenas revisita a vida do cantor, mas propõe uma viagem sonora e visual por sua carreira. Por meio de arquivos inéditos e raros, o filme oferece ao próprio artista a oportunidade de narrar sua trajetória. O documentário não se limita a preservar sua memória; ele também reflete o espírito de liberdade que marcou Luiz Melodia – um homem que desafiou as normas da indústria musical e da própria cultura brasileira.
Um documentário com o DNA de Melodia
Durante os sete anos de produção do filme, a equipe fez questão de que as escolhas criativas refletissem o estilo inconfundível do cantor. “Quando a gente sai do convencional – de fazer um filme engessado, cronológico e que recorre sempre a depoimentos – e o traz contando sua própria história e amarra tudo com uma montagem poética, fluida e muito musical, a gente reflete o artista que ele foi”, explica Dorgan. “De certa forma, o filme tem o DNA dele. Tem a nossa visão e a nossa escuta, mas tem o DNA dele”.
Descrito pela cineasta como um reencontro entre Melodia e seus fãs, “LUIZ MELODIA – NO CORAÇÃO DO BRASIL” chega aos cinemas em 16 de janeiro, com distribuição da Embaúba Filmes. Uma homenagem que celebra não apenas a obra, mas também a coragem e a liberdade criativa de um dos maiores artistas da música brasileira.