Banner 18 setembro, 2023
por Redação PerifaCon

OldBoy: Clássico retorna aos cinemas e mostra sua importância para as telas

Em comemoração aos 20 anos de lançamento, filme dirigido por Park Chan-wook está em exibição nos cinemas

 

Texto por Natalia Correa, redatora do Portal PerifaCon

Oldboy é um mangá criado por  Garon Tsuchiya e Nobuaki Minegishi e adaptado para o cinema em 2003 por Park Chan-wook, diretor sul-coreano, que tem em sua filmografia os filmes, ‘Lady Vingança’ e ‘Mister Vingança’. E em comemoração aos seus 20 anos de lançamento, está sendo reexibido nos cinemas. O filme foi restaurado e remasterizado a partir do original pela Pandora Filmes, e todo o trabalho foi realizado sob a vigilância constante do diretor.

O Filme conta a história de Oh Dae-Su (Choi Min-sik), que foi sequestrado e mantido em um quarto de hotel sem janelas por 15 anos. Ele não sabe o motivo do seu cárcere e nem mesmo quem é o responsável por isso, ele é alimentado por seus malfeitores e sistematicamente sedado, e tem apenas uma televisão colorida para acompanhar a passagem do tempo. Então um dia, sem aviso, Oh Dae-Su é libertado e seus raptores o incentivam a encontrar o mandante do sequestro e finalmente poder se vingar. O filme é cheio de ação, suspense e suas cenas de luta em plano contínuo impactam o cinema até os dias atuais.

O filme traz cenas viscerais, que podem acionar gatilhos em um público mais sensível, por suas cenas de violência e conteúdo sexual. Em sua essência trata-se de uma vingança, mas quando tratamos deste assunto pensamos em mocinhos e bandidos, mas aqui não há heróis.

O Diretor Park Chan-wook quer mostrar que para toda ação há uma reação, que temos que pensar que as coisas que fazemos, mesmo que julguemos pequenas, podem causar grandes estragos na vida do outro, porém também trata de como reagimos ao mau que sofremos.

Os personagens são desequilibrados e trazem em si uma obsessão cega, mas o roteiro, a música e a fotografia nos conduzem por essa tragédia de uma forma singular, e no final toda a loucura e agonia mostradas neste filme fará você se questionar, o que foi que eu acabei de assistir.