por Thaís Hern
O eterno legado de Prince para a cultura pop
Hoje é aniversário de Prince, um dos maiores nomes da música. Normalmente textos que abordam o legado de um artista que já deixou esse plano tem aquele tom de consolo. Como admiradora de Prince Rogers Nelson, insisto em falar da sua vida, de uma carreira que é de enorme significado para tantos e porque ele […]
Hoje é aniversário de Prince, um dos maiores nomes da música.
Normalmente textos que abordam o legado de um artista que já deixou esse plano tem aquele tom de consolo. Como admiradora de Prince Rogers Nelson, insisto em falar da sua vida, de uma carreira que é de enorme significado para tantos e porque ele permanece, intenso, revolucionário e respirando.
No dia em que comemoramos o seu nascimento, preparei essa lista com alguns dos feitos inesquecíveis de um ícone eterno.
No dia em que comemoramos o seu nascimento, preparei essa lista com alguns dos feitos inesquecíveis de um ícone eterno.
“For You”, o primeiro álbum
Filho de pais músicos, aos 7 anos de idade ele aprendeu a tocar piano e não parou por aí. Aos 19 lançou seu primeiro álbum, For You, em que gravou todos os instrumentos, além de compor praticamente todas as músicas.
Apesar de números modestos, o jovem Prince já mostrava versatilidade e personalidade.
A premiada “Purple Rain”
Provavelmente a música mais popular da sua carreira, dá nome também à estreia de Prince no cinema. O filme arrecadou mais de 60 milhões dólares nos EUA nas bilheterias, se tornou um clássico cult e a canção que dá nome ao filme e ao álbum ganhou o Oscar de Melhor Música Original em 1985.
Batman, o álbum
Grande fã do personagem Batman, a primeira música que Prince aprendeu no piano foi a música tema do seriado dos anos 60. Quando Tim Burton pediu para utilizar duas de suas músicas (“Baby, I’m a Star” e “1999”) na trilha sonora do seu filme sobre o homem-morcego, o músico não só aceitou, como em algumas semanas compôs e gravou um álbum inteirinho para o filme. Álbum esse que tem a hipnotizante “Batdance”, entre outros sucessos e passou seis semanas no top 200 da Billboard.
Prince em quadrinhos
A parceria com a DC não ficou só no cinema. Em 1991 foi lançada a história em quadrinhos Prince: Alter Ego. Nela, o músico retorna a sua cidade natal para enfrentar um gêmeo malvado. Três anos depois, Prince retorna aos quadrinhos em Prince And The New Power Generation: Three Chains of Gold.
Eternizado na música, no cinema, na TV e nos quadrinhos, ele se mantém incomparável e uma unanimidade. Minha esperança é que sua música continue tocando o coração das próximas gerações, assim como continua a me emocionar. Parabéns para você, Prince.