por Redação PerifaCon
Mis inaugura mega exposição sobre o cinema de Billy Wilder
Conheça um pouco dessa figura cujo a mostra já esta acontecendo.
Texto por: Julia Vitoria Julio Beserra
Billy Wilder foi um dos maiores diretores de cinema de todos os tempos, escreveu, produziu e dirigiu filmes por mais de 50 anos, dentre estes filmes estão grandes clássicos marcados por sua originalidade e complexidade, como “Crepúsculo dos Deuses”, “Quanto mais quente melhor”, “Se meu apartamento falasse” e tantos outros.
Sua trajetória
Nascido na Polônia em 1906, iniciou sua carreira na Alemanha, mas fugiu para os EUA com a ascensão do nazismo, tornando um dos diretores mais influentes da história do cinema, com 3 Oscars como diretor e 3 como roteirista.
A importância de Billy Wilder para o cinema é inegável. Seus filmes são considerados obras-primas e continuam a influenciar novas gerações de cineastas. Sua capacidade de explorar temas complexos com leveza e ironia o tornou um dos diretores mais admirados de todos os tempos. Além de seus inúmeros prêmios, Wilder deixou um legado de filmes que transcendem gerações e continuam a divertir e emocionar o público. Sua obra é um tesouro para os amantes do cinema e um lembrete de que o humor, a inteligência e a profundidade podem coexistir em uma mesma obra de arte.
“O Pecado Mora ao Lado“, por exemplo, é uma comédia que marcou gerações e é um dos filmes mais icônicos do cineasta, lançado em 1955. A comédia, protagonizada por Marilyn Monroe, retrata a história de um homem casado que, durante as férias da esposa, se vê tentado pela bela vizinha do andar de cima. Com diálogos afiados e uma trilha sonora inesquecível, o filme é um retrato divertido e irônico da sociedade americana da época. A cena de Marilyn Monroe com o vestido branco sendo levantada pelo vento do metrô se tornou um dos momentos mais memoráveis da história do cinema, consolidando seu status de símbolo sexual. “O Pecado Mora ao Lado” é mais do que uma simples comédia, é um clássico que continua a encantar e provocar o público até os dias de hoje.
Sobre a exposição
A exposição que inaugura no dia 16 de Agosto no Museu da Imagem e do Som de São Paulo, é uma mostra inédita sobre sua carreira e conta com cenários de seus filmes mais importantes fazendo um percurso através de sua extensa filmografia, destacando 13 dos seus 27 longas-metragens, e conta com textos de Ana Lúcia Andrade, especialista nas obras do cineasta. Além disso, a exposição conta com inúmeros materiais gráficos exclusivos como cartazes, fotografias, objetos de cena e figurinos originais, além de depoimentos daqueles que conviveram com o diretor, apresentando uma homenagem a Billy Wilder e sua trajetória no cinema.
Passando pelo primeiro longa metragem de sua carreira “Semente de Mal” (1934) a exposição leva o visitante através da história do cinema apresentando até mesmo a evolução do interesse do público por longa metragens e diferentes gêneros de filme, e trás salas exclusivas para seus filmes mais marcantes como “O pecado mora ao lado” que é responsável pela icônica cena dos vestidos esvoaçantes de Marilyn Monroe sobre as grades do metrô.
Além da mega exposição o MIS Paulista oferecerá uma programação especial paralela com exibição de todos os filmes presentes na exposição, contando também com debates, bate papos, cursos e masterclasses sobre o cineasta e a história do cinema.
Serviço
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia); grátis às terças-feiras e na terceira quarta-feira do mês, graças a uma parceria com a B3.
Venda antecipada no site: https://megapass.com.br/mis
Horários: terças a sextas, domingos e feriados, das 10h às 19h; sábados, 10h às 19h.
Classificação indicativa Livre