por Redação PerifaCon
Juliana Vicente vence o Festival do Rio por Melhor Direção de Documentário
O prêmio foi dado pelo documentário Diálogos com Ruth de Souza No Festival do Rio, a diretora e produtora cinematográfica Juliana Vicente recebeu o prêmio de Melhor Direção de Documentário pelo filme Diálogos com Ruth de Souza. A diretora premiada Juliana Vicente possui uma carreira notável. Além de ser fundadora da produtora Preta Portê Filmes, […]
O prêmio foi dado pelo documentário Diálogos com Ruth de Souza
No Festival do Rio, a diretora e produtora cinematográfica Juliana Vicente recebeu o prêmio de Melhor Direção de Documentário pelo filme Diálogos com Ruth de Souza.
A diretora premiada Juliana Vicente possui uma carreira notável. Além de ser fundadora da produtora Preta Portê Filmes, também dirigiu o curta Cores & Botas, a série documental Afronta! e foi a diretora escolhida para o documentário sobre o grupo de rap Racionais MC’s que está em desenvolvimento.
O documentário homenageia Ruth de Souza, a primeira atriz negra a atuar no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. A atriz, que morreu em 2019, foi a primeira atriz brasileira a ser indicada a um prêmio internacional de cinema (o Leão de Ouro no Festival de Veneza em 1954) e sua história marca o início da existência de atrizes negras no audiovisual e nas artes cênicas do Brasil.