Banner 9 maio, 2023
por Redação PerifaCon

Goethe-Institut São Paulo promove Feirinha das Arcadas em parceria com NegrArte

No sábado 13/5, das 11h às 19h, o Goethe-Institut São Paulo realiza com o tema Negritude e Periferia a segunda edição da Feirinha das Arcadas.

 

A iniciativa em parceria com a NegrArte, que tem como objetivo fomentar a importância e as influências de artistas negros, negras e negres na construção da biografia das artes brasileiras conta com a colaboração da Vitrine da Leitura Assessoria Cultural e a Editora Brejeira Malagueta e apoio da Fundação Rosa Luxemburgo, da Link’ ArtÁfrica, das Fábricas de Cultura e da produtora Bem Me Vi, realizadora do Festival Lollaperiifa. Flávio Nogueira é o curador dos eventos organizados pela NegrArte.

O tom do evento fica por conta da discotecagem de música eletrônica, black music, samba e rock do DJ Kalê. Entre exibição de documentários, os destaques da programação ficam por conta das rodas de conversa da NegrArte,  do pocket show da rapper Chai Odisseiana e o slam das Helipas, grupo de poesia oral nascido na comunidade de Heliópolis.

Entre 16h e 17h, o artista do graffiti Bonga Mac realizará uma sessão de live painting (pintura ao vivo) num dos muros do Instituto, numa demonstração presencial da arte de rua.

Na Feirinha, o público de todas as idades encontra livros de contos, poesia, ficção, com temas como o feminismo, o antirracismo, autoras e autores LGBTQIA+, entre outras e outros. Nas próximas edições, os assuntos abordados serão Povos Originários e Sustentabilidade. A entrada é gratuita e o evento acontece no Pátio e no Auditório do Instituto, com as bancas de livros distribuídas pelas famosas arcadas do antigo convento.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA

11h às 12h, auditório

NegrArte – roda de conversa 1: “História e memória negra nas histórias em quadrinhos” com Rafael Calça, Robson Moura e mediação de Leonardo Rodrigues

Nesta mesa, dois quadrinistas debatem sobre as histórias em quadrinhos como meio e ferramenta para se discutir a história.

11h às 18h, jardim

Feira de editoras

Venda de livros pelas editoras nas arcadas: uma diversidade de mundos em cada editora.

13h às 18h, jardim

Lançamento dos livros dePC Marciano, “Outros quinhentos – hoje é ontem”, pela editora Gráfica Heliópolis, 2022 e de Henrique André, “Afrofuturo ancestral”, pela editora Kitembo, 2023.

13h às 18h, jardim

DJ Kalê vai garantir o ritmo da feira com um set de música eletrônica, black music, samba e rock.

13h30 às 14h50, auditório

NegrArte – exibição do documentário “Mane”, com apresentação da pesquisadora Carolina Goetten.

“Mane”, direção Sandra Krampelhuber | Áustria, Senegal 2020 | 55min | Áudio: Uolofe, Diola, Francês | Legenda: Português

Uma rapper em Dakar e uma lutadora no sul do Senegal. O que elas têm em comum é a aspiração que compartilham pela vitória e validação que buscam em esferas dominadas por homens e em uma sociedade patriarcal.

15h às 16h20, auditório

NegrArte – roda de conversa 2: “Resistências, identidades e travessias: diálogos Dakar-São Paulo em torno do hip hop” com Mahfouz Ag Adnane, Joelma de Sales dos Santos, Neemias Teck, mediação de Luciana Santos.

A mesa abordará rap, gênero e política em São Paulo e em territorialidades africanas, além de homenagear Edson da Luz, mais conhecido como Azagaia.

15h30 às 16h50, jardim

Exibição do documentário “Arte no muro”, de Onofre Bonesso

Documentário sobre a importância do Graffiti na cidade de São Paulo, contada por seis relevantes artistas paulistanos: AKN, Gen Duarte, Ju Violeta, Onesto, Katia Suzue e Vermelho.

16h às 17h, entrada do Goethe-Institut São Paulo

O artista urbano Bonga Mac fará uma live painting no muro do Goethe-Institut.

16h30 às 17h30, auditório

NegrArte – roda de conversa 3: “Raízes do presente” com Dagoberto José Fonseca e Tatiane Pereira de Souza

Negritude e luta antirracista constituem um espaço de produção e divulgação do pensamento não hegemônico acerca de africanos, afro-brasileiros e indígenas.

17h às 18h, jardim

Slam com as Helipas, ação da Editora Gráfica Heliópolis com o objetivo de fomentar a literatura escrita e falada da Favela de Heliópolis.

18h às 19h, jardim

Pocket show com a rapper Chai Odisseiana

EDITORAS PARTICIPANTES

Adoleta, Anita Garibaldi, Aziza Editora, Editora Cartola, Cadernos Negros Esmeralda Ribeiro, Fundação Rosa Luxemburgo, Editora Elefante, Editora Giostri, Editora Heliópolis, Editora Jandaira, Jabuticaba, Livraria Suburbano (Ciclo Continuo, Dandara e Suburbano), Câmara Periférica do Livro, Malê Editora, Malagueta, Recriarte, Selo Negro, Ubu Editora

SERVIÇO

Feirinha das Arcadas  + NegrArte

13/5 (sábado), 11h às 19h

Goethe-Institut São Paulo – Pátio e Auditório

Rua Lisboa, 974, Pinheiros, São Paulo – SP

Grátis