Banner 6 setembro, 2022
por Thaís Hern

Galopa: Top personagens cavalgando

Se apaixonou pelo Daniel Kaluuya montando no Lucky em Nope? Vem conhecer cowboys negros em outros filmes! Se você já conferiu Não! Não Olhe!, o mais novo filme do diretor Jordan Peele, se deparou com algumas cenas belíssimas que foram produzidas graças ao talento do diretor e da sua equipe que inclui, o experiente diretor […]

 

Se apaixonou pelo Daniel Kaluuya montando no Lucky em Nope? Vem conhecer cowboys negros em outros filmes!

Se você já conferiu Não! Não Olhe!, o mais novo filme do diretor Jordan Peele, se deparou com algumas cenas belíssimas que foram produzidas graças ao talento do diretor e da sua equipe que inclui, o experiente diretor de fotografia, Hoyte Van Hoytema, responsável por espetáculos visuais como Interestelar, Dunkirk, Ad Astra e Tenet.

Entre esses frames inesquecíveis de Não! Não olhe! um clássico do cinema se destaca: cenas de cavalgada. Isso mesmo! Desde que o cinema é cinema, os cavalos se destacam em produções históricas e as cenas de cavalgada com o horizonte ao fundo são um deleite para os fãs dos gêneros de aventura, faroeste e até do terror.

Na produção somos apresentados a história de Alistair Haywood, o ancestral dos protagonistas, considerado a primeira “estrela de cinema” por ser o jockey em uma série de fotografias em movimento chamada “Horse in Motion”. A história de Alistair é ficcional, criada por Jordan Peele para construir as bases narrativas de conflito para seus personagens, mas calcada em fatos históricos porque a sequência de fotos em movimento de um jockey negro (sem nome) montando um cavalo é realmente conhecido como um dos primeiros registros cinematrogricos.

Pessoas não-brancas foram invisibilizadas nos famosos faroestes lançados principalmente entre as décadas de 1950 a 1970, criando assim uma espécie de folclore do homem branco, hetero e seu chapéu de cowboy que permeia o imaginário popular. Contudo, historiadores afirmam que um (1) em cada 4 (quatro) cowboys eram negros. Então, cadê?

Pensando nisso, criei essa lista de personagens negros que arrasaram galopando nas telas.

DANIEL KALUUYA EM NÃO! NÃO OLHE! (2022)

Impossível começar essa lista sem a sequência de cenas que a inspirou com Daniel Kaluuya encarnando o verdadeiro jockey, demonstrando total intimidade com os cavalos. Isso só foi possível porque o ator procurou o co-fundador do Compton Cowboys para aulas de equitação. “Para que ele interprete plena e autenticamente seu personagem, ele queria ter um pouco de experiência e algumas percepções de caras que estão essencialmente vivendo esse papel. Como fazemos isso, somos homens negros, trabalhamos com cavalos em Hollywood“, disse Randy Savvy, líder do Compton Cowboys ao IndieWire.

JAMIE FOXX EM DJANGO LIVRE (2012)

Logo em seu lançamento, Django Livre se tornou um dos maiores sucessos de Tarantino, seja por um elenco estelar ou pela violência gráfica comum nas produções do diretor. Porém, dessa vez essa mesma violência foi extremamente criticada (e com razão) por seu contexto racial.
Ainda assim, Jamie Foxx está belíssimo cavalgando. No filme, ele usou seu próprio cavalo, Cheetah, que ele ganhou quatro anos antes como presente de aniversário.

IDRIS ELBA E CALEB MCLAUGHLIN EM CONCRETE COWBOY (2020)

O filme é baseado no dia-a-dia de uma comunidade centenária da Filadélfia, em que cowboys pretos da vida real pela Rua Fletcher e alguns deles fizeram parte do elenco, contracenando ao lado de Idris Elba e Caleb McLaughlin, o Lucas Sinclair de Stranger Things.

Mas não confunda com Concrete Cowboys, o filme de 1979. Estamos falando do filme da Netflix lançado em 2020, inspirado na graphic novel Ghetto Cowboy do autor Greg Neri e do ilustrador Jesse Joshua Watson.

TODO O ELENCO DE VINGANÇA E CASTIGO (2021)

O elenco estelar dessa produção da Netflix precisa ser aplaudido de pé porque todos ficaram incrivelmente-incríveis montando um cavalo. Porém, dou destaque a maravilhosa Regina King interpretando Gertrude “Treacherous Trudy” Smith, mão direita de Rufus Buck (Idris Elba).
Assim como todos os protagonistas de Vingança e Castigo, Trudy também é uma personagem real da história do velho-oeste americano. Por outro lado, os eventos apresentados no filme são completamente fantasiosos.

SIDNEY POITIER EM DUELO EM DIABLO CANYON (1966)

Duelo em Diablo Canyon é o único filme dessa lista lançado durante o auge do cinema de bang-bang e se não bastasse tem em seu elenco o oscarizado e icônico Sidney Poitier em seu primeiro filme do gênero.

DENZEL WASHINGTON EM SETE HOMENS E UM DESTINO (2016)

E para finalizar a lista não podia faltar o filme baseado numa produção dos anos 60 de mesmo nome que por sua vez foi inspirada pelo filme japonês Os Sete Samurais (1954) do mestre Akira Kurosawa.
Diferente de seus antecessores, a versão de 2016 tem um elenco extremamente diverso, liderado por Denzel Washington.