Banner 26 outubro, 2023
por Redação PerifaCon

Five Nigths at Freddy’s: Diversão garantida para quem procura o que assistir às vésperas do Halloween

Renomada produtora de terror dá vida aos animatrônicos de FNAF, agora nas telas de cinema, e apresenta o universo dos jogos de maneira eficiente

 

Texto por: Amanda Esteves / @amandaec_

Conhecida saga de jogos de terror, Five Night At Freddy’s (ou apenas FNAF) finalmente chega aos cinemas depois de alguns percalços nas tentativas de fazer com que seus bonecos maléficos também ganhassem vida além dos games. E pelas mãos da Blumhouse, produtora de cinema e televisão de Jason Blum muito conhecida por filmes de terror como “A Morte te dá Parabéns”, “Sobrenatural”, “Corra!”, “Uma Noite de Crimes”, a última trilogia de “Halloween” e entre outros grandes títulos, podemos dizer que o jogo, enfim, encontrou a casa perfeita para acolher seus animatrônicos e disseminar a discórdia noturna.

Nos jogos criados por Scott Cawthon (que também é o roteirista do filme), você é um segurança que tem como missão sobreviver a uma noite em locais como lanchonetes, pizzarias e parque de diversões decadentes. Para isso, é necessário monitorar todos os espaços, realizar tarefas e passar despercebido pelos personagens que estão à solta apenas esperando a oportunidade de te perseguir e se divertir com o seu desespero e sofrimento. 


E no filme da diretora Emma Tammi, é exatamente neste ambiente hostil, escuro e abandonado que somos inseridos ao acompanhar a trajetória do protagonista Mike Schmidt (Josh Hutcherson) que tem sérios problemas em se estabelecer em empregos por conta de seu temperamento. O longa faz um bom trabalho em nos revelar ao longo do filme os fatores que estão por trás deste temperamento, não entregando de bandeja uma ideia rápida, mas uma construção simples e honesta, que nos dá elementos até a parte final. 

Para além de suas condições mentais, porém,  Mike é o responsável legal de sua irmã mais nova, Abby (Piper Rubio). Por conta disso, após ser demitido de seu último emprego, o rapaz procura uma assistência social para conseguir um emprego que o permita continuar sendo o responsável por sua irmã, enquanto sua tia Jan (Mary Stuart Masterson) trava uma ameaça de briga judicial pela guarda da garota. 

É quando, orientado por Matthew Lillard (figura carimbada de filmes como “Scream” e “Scooby Doo”), o rapaz cede ao cargo de segurança noturno do Freddy Fazbear’s Pizza, um local abandonado que um dia já foi referência de diversão e alegria para crianças e seus familiares. Mas, o que parece ser apenas um lugar decadente, aos poucos se inclina sobre Mike de uma forma muito pessoal e assustadora, tornando a sua vida um completo caos e incluindo sua irmã Abby no meio da bagunça. Assim também é como a policial Vanessa (Elizabeth Lail) passa a ser um ponto importante da história, sendo uma personagem que constrói a ponte entre ajudar o rapaz na adaptação ao local e um constante alerta sobre os perigos que ele corre ao adentrar demais na história da lanchonete. 

Com todos os personagens bem estabelecidos e bem correlacionados, o ponto alto do filme fica com a ambientação e a parte visual. Tudo que envolve o Freddy Fazbear’s Pizza é escuro, sujo, com aspecto abandonado e triste. Por ter sido um local com temática infantil que envolvia muitos jogos e brinquedos da década de 80, há um grande contraste quando somos arremessados em flashbacks felizes e depois colocados na realidade obscura do ambiente nos tempos atuais. 

E quando os bonecos animatrônicos se apresentam, eles constituem outro ponto muito honesto do longa: a aparência idêntica aos personagens dos games e as expressões maquiavélicas não deixam nenhuma impressão de fofura, mesmo que em alguns momentos eles queiram se apresentar assim. São enormes, expressivos, causam  sensação de intimidação e são tão ágeis quanto são nos jogos, causando os famosos jump scares no público e tensão a todo momento que estão em tela. 

O que talvez deixe alguns espectadores com o nariz torto é a simplicidade do roteiro. Ele é bem construído, apresentando todos os personagens e as causas que os levam a serem o que são e os pontos que os prende e os motivam até o ápice final, mas não é nada extraordinário e sua resolução é relativamente rápida e muito simplificada, desperdiçando certos personagens e perdendo a oportunidade de deixar a parte de terror mais forte. Mas no final, não é nada que atrapalhe quem procura por um filme de duas horas para se divertir e não precisar pensar muito.

A Universal Pictures junto à Blumhouse entregam um bom filme que conta com total participação do criador dos jogos originais, imprimindo a identidade de sua produtora em conjunto com a justa direção de Emma Tammi, nos apresentando fielmente ao mundo de Five Nights at Freddy’s e nos deixando com um gostinho de quero mais. Quem ainda não tinha sido apresentado a este universo, tem agora além de um filme, uma gama de 9 jogos para escolher e se divertir. Quem já conhecia e está bem ambientado ao game, talvez seja a hora de retornar a lugares conhecidos e se divertir novamente tentando escapar das criaturas adoráveis que deixam bastante de seu material original neste novo formato de mídia. 

O filme chega aos cinemas brasileiros em 26 de outubro de 2023, quinta-feira, a tempo de encorpar ainda mais os materiais e conteúdos temáticos de Halloween e merece estar na sua lista de filmes para assistir nessa ocasião tão especial do ano!

Five Nights At Freddy’s – O Pesadelo Sem Fim | Trailer Oficial

FIVE NIGHTS AT FREDDY’S: O PESADELO SEM FIM

2023 | 1h49min | EUA | PG-13

Horror, Mistério, Thriller

Estreia: 26 de outubro de 2023 (BRA)

Direção: Emma Tammi

Produção: Jason Blum, Scott Cawthon

Roteiro: Scott Cawthon, Emma Tammi, Seth Cuddeback

Elenco: Josh Hutcherson, Elizabeth Lail, Kat Conner Sterling, Piper Rubio, Mary Stuart Masterson, Matthew Lillard