por Andreza Delgado
Filmes de Terror para você comemorar o Halloween, mas também refletir
Lista de indicação de filmes de terror para assistir nesse 31 de outubro
O “Homem Invisível” tem como premissa discussões de gênero. Imagine uma relação abusiva de um ex. Agora com um ex que você não consegue enxergar. A atuação de Elisabeth Moss é um show à parte, e reitera a importância do gênero terror com crítica social.
Um dos maiores clássicos quando o assunto é zumbi. “A Noite dos Mortos-Vivos”, de George Romero, revolucionou o que entendemos como zumbi hoje. E foi graças a esse trabalho que vimos um protagonista negro como herói, numa época que as tensões raciais nos EUA estavam em alta.
Apesar de não ser uma grande entusiasta do “Uma Noite de Crime” (2013), acredito que a premissa dele é muito boa: o que pessoas ricas fariam numa noite onde os crimes estão liberados? Pois é! A crítica de classe é surreal de boa!
Lançado na Netflix, “O Que Ficou Para Trás” é um dos filmes mais importantes de 2020. Acompanhando a história de um casal de refugiados em um novo país, o terror da xenofobia se soma a uma entidade na casa que obrigatoriamente eles precisam ficar, pois, é requisito para não ser deportado.
Óbvio que não vou esquecer um dos filmes do gênero terror e crítica social mais celebrado da última década. “Get Out”, de Jordan Peele, traz o racismo como monstro do filme. De nervoso a raiva, não pode faltar nessa playlist.