Banner 17 maio, 2023
por Redação PerifaCon

Festival de Cannes 2023: 3 filmes brasileiros estão marcando presença no festival

Brasil conta com produções que serão exibidas ao longo do festival.

 

O Festival de Cannes, um dos festivais mais prestigiados do cinema, começou oficialmente nesta semana e acontece até o dia 27 de maio. O festival tem como foco apresentar produções audiovisuais do mundo todo. 

Por sua vez, o Brasil está marcando presença no festival com três produções que serão exibidas ao longo dos dias, tendo uma que irá disputar a Palma de Ouro, o maior prêmio do Festival. 

Conheça os filmes que serão exibidos no festival

Levante (dirigido por Lillah Halla) 

Primeiro longa de Halla, o filme será exibido na Semana da Crítica de Cannes, festival selecionado pelo Sindicato Francês dos Críticos de Cinema. O longa conta a história de Sofia, uma adolescente campeã de vôlei que descobre que está grávida e decide recorrer ao aborto, tendo que enfrentar as leis de proibição no Brasil.

Retratos Fantasmas (Kleber Mendonça Filho) 

Kleber retorna ao Festival de Cannes após ter ganhado o Prêmio de Júri por Bacurau em 2019 junto com Juliano Dornelles. O documentário tem o centro da cidade do Recife como “personagem” principal, sendo um espaço histórico e humano, revisitado através dos grandes cinemas que serviram como locais de convívio durante o século XX. Foram lugares de sonho e de indústria, e a relação das pessoas com esse universo é um marcador de tempo para as mudanças dos costumes em sociedade.

A Flor do Buriti (João Salaviza e Renée Nader Messora)

Novo filme da dupla, o longa será exibido na mostra Un Certain Regard, que já os premiou em 2018 com o Prêmio Especial do Júri por Chuva é Cantoria na Aldeia dos Mortos. O filme mostra os últimos 80 anos dos Krahô, mostrando um massacre ocorrido em 1940 perpetradas por dois fazendeiros da região. O documentário aborda como essa violência continua ecoando a memória de novas gerações. 

Firebrand (dirigido por  Karim Aïnouz) 

Dirigido pelo cearense Karim Aïnouz, o filme conta com Jude Law e Alicia Vikander no elenco e conta os conflitos da última esposa do Rei Henrique VIII. O longa é baseado no best-seller escrito por Elizabeth Fremantle. O longa irá disputar a Palma de Ouro.

Vale lembrar que Firebrand não é uma co-produção brasileira, mas é importante reconhecer a presença do diretor.