Banner 31 maio, 2022
por Redação PerifaCon

Favela Business: Canal retorna com discussão sobre masculinidade e afeto

Vídeo do canal traz reflexões sobre a pergunta “amor é só de mãe?” O canal Favela Business, liderado por Jeferson Delgado, finalmente está de volta! Sem publicar novos vídeos há cinco meses, o projeto retornou nessa segunda-feira (30/05) com o vídeo Amor é só de mãe? – Uma discussão sobre masculinidade e relações de afeto. […]

 

Vídeo do canal traz reflexões sobre a pergunta “amor é só de mãe?”

O canal Favela Business, liderado por Jeferson Delgado, finalmente está de volta! Sem publicar novos vídeos há cinco meses, o projeto retornou nessa segunda-feira (30/05) com o vídeo Amor é só de mãe? – Uma discussão sobre masculinidade e relações de afeto.

No vídeo, a discussão é iniciada pela música “Amor Só de Mãe” do MC Zói de Gato. A frase, um ditado popular brasileiro, é muito conhecida e frequentemente utilizada em outros projetos por outros MCs também. Mas fica a questão: será que amor é mesmo só de mãe?

O questionamento sobre a frase é levado, no vídeo, ao psicólogo Everton Mendes para que ele explore a questão e a analise os diferentes pontos que podem ser tocados por essa expressão como: os diferentes tipos de amor não abordados pela expressão, a pressão colocada nas figuras maternas da sociedade, a falta de confiança e segurança em relacionamentos e o papel de gênero e raça nas definições de amor.

No vídeo, o psicólogo também aborda questões como “o que é o amor” e “por que amor não é só de pai?“. Confira:

Com o retorno do canal anunciado há três semanas, esse é o primeiro vídeo do quadro Editoriais, que se propõe a cobrir de forma jornalística temas contemporâneos que atravessam as favelas e periferias. Além desse, outros três quadros oficiais do canal foram anunciados, No Corre (quadro que acompanha o dia de algum artista da cena cultural brasileira), Fala Comigo (bate-papo com grandes nomes da indústria criativa) e Como Surgiu (quadro já clássico do canal que investiga a origem de elementos que fazem parta da cultura periférica brasileira).