Banner 17 outubro, 2024
por Redação PerifaCon

Dom Casmurro virá musical com Capitu e Bentinho atualizados

A curta temporada vai estrear em 04 de novembro no recém inaugurado teatro Estúdio, Rua Conselheiro Nébias, 891

 

Por Ester Raquel Silva Nascimento

“Traiu ou não traiu?” Essa é a principal pergunta que assola até hoje a literatura clássica brasileira. Machado de Assis alugou um triplex na cabeça de inúmeros leitores num dos seus livros mais icônicos: Dom Casmurro (até mesmo os gringos). O marco de muitas gerações na época da escola vai ganhar uma nova adaptação no formato de teatro musical da Broadway, após ter até uma minissérie no estilo de novela. 

Os musicais brasileiros são mais comuns quando o assunto se trata de retratar biografias, invés de adaptações literárias, como acontece no teatro internacional, mas por que contar justamente essa história? Dom Casmurro é uma das maiores e mais importantes obras da literatura nacional por apresentar uma história atemporal que retrata temas como infidelidade, masculinidade tóxica, desconfiança e ciúmes, tudo isso sobre a perspectiva de um autorque até pouco tempo atrás nem era reconhecido como negro.

Foram três anos para adaptar o livro de 1899 criando músicas originais de estilos variados que acompanham a trama, feitas por Guilherme Gila apostando em rock e MPB para cada momento da trama que refletem musicalmente as emoções nesse estilo da obra escrita por Davi Novaes, na direção geral de Zé Henrique de Paula. A proposta aqui é colocar o Bentinho (Rodrigo Mercadante) como um narrador não tão confiável assim, (não que ele seja na versão original também). 

A ambiguidade tradicional da narrativa vai ser explorada de um jeito criativo, com elementos que o protagonista vai dirigir os outros atores, enquanto, Capitu (Luci Salutes) vai ter mais protagonismo com direito a palavra final no espetáculo. Os olhos oblíquos de cigana dissimulada vão ser interpretados por uma atriz negra, o que confirma a suspeita de muitos leitores quando imaginavam como seria a personagem. 

Até a norte americana, Courtney Henning Novak, que viralizou no TikTok por ser fã do Machado de Assis e colocou o livro em alta de novo veio conferir um dos ensaios e afirmou que “Luci realmente tem os marcantes “olhos de cigana oblíqua e dissimulada” descritos na história”.

Reviver esse impasse da traição com seu melhor amigo, e se o filho é realmente são coisas tão atuais quanto na época que foi escrito, tudo isso e outras indagações da cabeça do protagonista ficou para o público responder, quem sabe dessa vez será diferente.

‘Dom Casmurro – Musical’ foi um projeto que passou por financiamento coletivo na plataforma Benfeitoria finalizado em Setembro com apoio dos interessados, na intenção de arrecadar fundos para a montagem do suspense que vai estrear em breve. Os ingressos ainda não estão à venda, estamos na expectativa para essa chance de ver a nova versão nos palcos de São Paulo.