Banner 20 junho, 2022
por Redação PerifaCon

Dia Mundial do Skate: 10 skatistas mais legais da cultura pop!

Separamos os 10 personagens mais legais da cultura pop que andam de skate No dia 21 de Junho se comemora o Dia Mundial do Skate, data comemorativa criada pela Associação Internacional de Companhias de Skate em 2004 para celebrar esse esporte que é praticado por várias pessoas de todas as idades ao redor de todo […]

 

Separamos os 10 personagens mais legais da cultura pop que andam de skate

No dia 21 de Junho se comemora o Dia Mundial do Skate, data comemorativa criada pela Associação Internacional de Companhias de Skate em 2004 para celebrar esse esporte que é praticado por várias pessoas de todas as idades ao redor de todo o mundo. Na cultura pop, o skate sempre foi utilizado por personagens radicais, irreverentes e que utilizavam o esporte como uma maneira de expressar sua rebeldia e também de construir seu próprio estilo e personalidade. Separamos aqui 10 dos personagens mais legais da ficção que andam de skate, independente do quão bem eles andem de skate.

Max – Stranger Things

Reprodução: Netflix

Antes de ser a personagem de destaque que Max é hoje em Stranger Things, ela foi construída como uma “garota radical”. Aprimeira aparição da personagem, na segunda temporada de Stranger Things, foi com a ruivinha aparecendo pela primeira vez andando de skate – o que, junto do recorde dela no fliperama de Hawkins, foi o que a colocou como um ícone de “maneirice” para Dustin, Mike, Will e Lucas, que só andavam de bicicleta.

Max (Pateta)

Reprodução: Disney

Eu juro que não vai ter só personagem chamado Max nessa lista mas é que esse não podia ficar de fora. Assim como todos os personagens desse núcleo da Disney, o filho do Pateta teve diversas versões em diferentes mídias mas existe uma única constante: em todas ele anda de skate. Não apenas como forma de lazer (como no desenho Pateta e Max ou no filme Pateta – O Filme) mas também profissionalmente, já que em Pateta 2 – Radicalmente Pateta ele se torna skatista profissional.

Peter Parker do Andrew Garfield

Reprodução: Sony Pictures

Talvez esse não seja um exemplo de um bom skatista, já que o próprio Tony Hawk criticou o jeito que Andrew Garfield segurava o skate nas cenas de O Espetacular Homem-Aranha. O interessante sobre o Peter Parker skatista de Garfield é que essa foi uma das escolhas que a produção fez na intenção de representar um Peter mais descolado, moderno e estiloso – junto com o estilo hipster que o ator trouxe para o personagem.

Spyke (X-Men Evolution)

Reprodução: Warner Bros Television

Spyke é um personagem original criado para a série animada X-Men Evolution, que prometia ser uma versão mais moderna e “anos 2000” da série animada dos X-Men dos anos 90 – e olha só, conseguiu. Com o poder mutante de atirar espinhos de osso de seu próprio corpo, o adolescente Evan Daniels (sobrinho da Tempestade) tinha o skate como sua forma principal de transporte (e de acessório para ser estiloso).

Bart Simpson (Os Simpsons)

Reprodução: FOX

Ás vezes o skate é usado como elemento de rebeldia, e outras vezes como elemento de mal-criação: o caso de Bart Simpson é o segundo. O filho mais velho dos Simpsons tem dezenas de cenas, tanto no seriado quanto no filme, em que Bart anda de skate pela cidade de Springfield; talvez o mesmo tanto de cenas em que ele usa um estilingue.

Marty McFly (De Volta Para o Futuro)

Reprodução: Universal Pictures

Marty McFly é o skatista mais raiz de toda a história do cinema, o único que já andou nos skates que existem e nos que ainda vão existir. Usuário do skate tradicional na sua juventude nos anos 80, Marty também protagonizou a cena de De Volta Para o Futuro 2 em que surge o hoverboard – um skate futurista que não utiliza rodas e sim flutua. E infelizmente não existe ainda.

Bagdá (Meu Nome é Bagdá)

Reprodução: Manjericão Filmes

Bagdá (interpretada pela incrível Grace Orsato) representa, junto da skatista medalhista Rayssa Leal (de 14 anos), toda uma geração de meninas apaixonadas por skate que estão mudando o estigma antiquado de que o esporte é coisa de menino. Protagonista do filme Meu Nome é Bagdá, ela faz parte de um grupo de várias meninas que andam de skate e que não pensam duas vezes antes de contestar quem tente se crescer pra cima delas. Uma das melhores personagens do cinema brasileiro recente.

A garotada do Rocket Power

Reprodução: Netflix

É trapaça colocar quatro personagens ocupando uma única posição? Tudo bem se for, eles valem a pena. Rocket Power é o desenho animado mais radical de todos os tempos porque tinha os personagens mais radicais de todos os tempos: Reggie, Otto, Twister e Sam que andavam de patins, bicicleta, surfavam e, claro, andavam de skate também.

Jake Long (O Dragão Ocidental)

Reprodução: Disney Channel

Nos anos 2000, nada representava mais estilo e irreverência adolescente do que um skate e Jake Long foi mais um dos exemplos dessa estratégia narrativa. Mas não é como se ele precisasse, né? Afinal, nada é mais estiloso e irreverente do que um cara que se transforma num dragão!

Prerna (Uma Skatista Radical)

Reprodução: Netflix

Uma Skatista Radical conta a história de Prerna (interpretada por Rachel Gupta), uma adolescente indiana que é apresentada ao skate e imediatamente se apaixona pelo esporte. Ao aprender cada vez mais sobre o esporte, Prerna entra no dilema entre escolher seguir as expectativas que a sociedade tem sobre ela ou de seguir a sua paixão e competir no Campeonato Nacional. A história do filme é tão eficiente em retratar a rebeldia e liberdade trazidas pelo skate que a skatista indiana Asha Gond até alegou que o filme era inspirado nela, o que os produtores do longa negaram.