Banner 13 setembro, 2024
por Redação PerifaCon

Conheça The Bear, uma série que serve muito mais do que comida

A produção é um prato cheio de ansiedade, medo e vontade de se provar.

 

Texto por: Natália Corrêa

“The Bear” ou “O Urso”, como saiu no Brasil no streaming Disney plus, conta a história do Carmy, um promissor Chef de cozinha que herda o restaurante da família após a morte de seu irmão. O lugar está a beira da falência, a equipe é desajustada, a infraestrutura é precária e até mesmo a higiene do restaurante é duvidosa. Carmy tem a ambição de transformar o restaurante decadente em um lugar digno de estrelas Michelin.

O protagonista de fato é o Carmy, porém todos ao seu redor são peças importantes desta serie que trata de assuntos como: vícios, suicídio, dividas, transtornos mentais e conflitos familiares. Cada pessoa junto de suas particularidades é uma peça de engrenagem que faz a trama funcionar,. Eles são críveis, e, com certeza, você conhece alguém que age exatamente daquela maneira.

Com 3 temporadas até o momento, o sentimento que conduz a história é o luto. Na primeira temporadas a recente perda do Mike, dono do restaurante, deixou todos abalados e inconformados pelo fato do restaurante ter sido herdado pelo irmão mais novo da família, o Carmy, que nunca trabalhou no local e quer impor as suas vontades a todos, contratando uma nova sous chef, a Sydney e fazendo com que ela implante um novo sistema de trabalho em uma cozinha completamente caótica. Todas essas mudanças acabam causando revoltas, brigas, insatisfação e muita insubordinação. O que demonstram as fases do luto como negação e raiva.

Na segunda temporada, Carmy decide reformar todo o restaurante, transformando o “pé-sujo” em um lugar para alta gastronomia. Mas essa mudança não se aplica apenas ao lugar, mas também às pessoas, e assim entramos em novas fases de luto, reconstrução e aceitação. E cada episódio nos apresenta melhor os personagens, e todos os sacrifícios que terão que fazer em prol das melhorias ou não. 

O padeiro Marcus é mandado para Copenhague, na Dinamarca, para aprender a arte da confeitaria refinada, os cozinheiros Tina e Ebraheim são enviados para estudar em uma escola de culinária, Tina abraça o desafio e demonstra muita satisfação, porém Ebraheim desiste logo no início do curso o que o faz temer a perda do emprego. O “primo” Richie, que gerenciava o lugar, um personagem que simplesmente testa a paciência de todos é mandado para um estágio em uma restaurante em Nova Iorque, e lá ele aprende a importância do respeito a si e ao trabalho do outro e em grupo.

Em paralelo a isso, o caos, vulgo restaurante, está com a infraestrutura caindo aos pedaços, mofo, inseto, vasos entupidos e o pior de tudo, o sistema de contenção de incêndio não funciona, o que é um forte indicativo de uma explosão iminente, tanto real quanto metafórica.

fonte: divulgação 

Na terceira temporada, o restaurante está reformado, a equipe está treinada, então o que poderia dar errado? Simplesmente tudo! Até o momento, a série vinha trazendo situações de um cotidiano caótico, com pessoas sem nenhum tipo de inteligência emocional, o que se mantém. Mas o que antes fluía como uma situação ocasional, como a vida real, sem planejamento ou organização, que deixava tudo tão crível, passou a ser roteirizado, onde todas as falas tem um grande peso, como se fossem de máxima importância.

Nesta temporada, Carmy surta e impõe condições inimagináveis aos subordinados, quem antes ele tratava como família, agora são engrenagens da máquina que o fará chegar ao sucesso, com exigências que o enlouquecem e sobrecarregam os demais. Sidney, a sous chef, precisa tomar uma decisão importante, porém mesmo tendo uma profissão desafiadora, trabalhar sob pressão não é o seu ponto forte.

Entre incertezas, medos, crises de ansiedade, ataques de pânico, brigas e dívidas intermináveis, o restaurante está sendo avaliado, e será que a tão sonhada estrela Michelin vem?

A quarta temporada foi gravada junto com a terceira, e até o momento não tem data para a estreia, a expectativa é grande, pois se trata de uma série premiadíssima, com 87 vitórias e 127 indicações, segundo o site IMDB e para o Emmy Award 2024 houveram mais 23 indicações.